Olhar Conceito

Quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Notícias / Religiosidade

Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá acontece domingo com procissão, missa e quermesse

Da Redação - Isabela Mercuri

28 Set 2018 - 14:15

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá acontece domingo com procissão, missa e quermesse
A festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá terá seu início neste domingo (30), e terá procissão, missa, e a tradicional quermesse, a partir das 17h da manhã até a noite. O evento será realizado na Praça da República, em frente à Catedral da capital.



Leia também:
Procissão em homenagem a Padre romano que morou em MT espera mais de 5 mil fieis

Senhor Bom Jesus de Cuiabá é padroeiro da cidade, e a Catedral foi construída em 1722, inicialmente de pau-a-pique. Desde então, ela já passou por várias transformações, sendo a maior realizada em 1968, quando a igreja foi destruída por duas descargas de dinamite, e reconstruída no local.

A imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, conforme conta a história, foi encontrada por Manuel Homem a cerca de duzentas e vinte léguas da capital mato-grossense. Manuel Homem a escondeu na mata, e somente um caminheiro conseguiu trazê-la para Cuiabá. Dados históricos contam que, sabendo do achado, o Senado da Câmara nomeou uma comissão para trazer a imagem.

Festa

Toda a renda das barracas de comidas típicas preparadas pelas famílias cuiabanas serão em prol das obras da Catedral Metropolitana de Cuiabá. O evento terá, ainda, show de chorinho e samba com os grupos ‘Monarquia’ e ‘Rasqueart’.

As novenas ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá começaram no último dia 20 de setembro, e seguem até este sábado (29), sempre às 6h da manhã, seguida da missa, às 6h30. No domingo (30), a missa começa às 17h, seguida de procissão pelas ruas de Cuiabá e encerramento com a tradicional quermesse com comidas típicas.

Estão no cardápio comida árabe, bobó de galinha, costelinha de porco com arroz, strogonoff de carne, sarapatel, carne seca com banana verde, revirado cuiabano, Maria Isabel, salgados finos, docinhos variados e tortas de finos sabores. 

A rainha da festa, este ano, é a produtora cultural Carlina Jacob. O rei é Marcos Prado de Albuquerque; a Festeira de Honra Alzil Mattos Rodovalho, e haverá Homenagem Póstuma Hélio Palma de Arruda. 

*Com informações do Almanaque Cuiabá e da Câmara Municipal de Cuiabá.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mário Márcio da Costa e silva
    28 Set 2018 às 21:45

    É uma tradição,estaremos lá ,uma bela e aconchegante mistura de fé e cuiabanidade.

Redes Sociais

Sitevip Internet