Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

dona chipa

Baiano investe em ‘chiparia’ e chega a vender 14 mil unidades por semana em Cuiabá

Foto: Rogério lorentino / Olhar Direto

Chipa tradicional, com goiabada cascão e suco de laranja

Chipa tradicional, com goiabada cascão e suco de laranja

Uma iguaria de origem paraguaia, preparada por um baiano, tem feito muito sucesso em Cuiabá há cerca de três anos: a chipa. Muito famosa em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a guloseima foi reinventada por Cícero Ribeiro, 52, que há três anos inaugurou simultaneamente nas capitais dos dois estados a ‘Dona Chipa’. Só em Cuiabá, hoje, ele chega a vender 14 mil unidades por semana (nas duas lojas).

Leia também:
Educadora física inaugura café com bolos e salgados sem farinha de trigo e açúcar branco em Cuiabá

“Eu trabalhava com comunicação, com produção de vídeos, e foram 30 anos nessa profissão, mas sempre com aquele desejo de trabalhar no varejo, no ramo de alimentação”, contou ao Olhar Conceito. “Fiz alguns cursos, mas por hobby mesmo, fazia em casa. Depois acabei gostando tanto do negócio que falei: vou fazer uma coisa mais profissional”.

Cícero (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O gosto pela chipa era de família. Cícero morou em Campo Grande por um tempo, e sempre ia para Ponta Porã, divisa com o Paraguai, onde nasceu a iguaria. Segundo ele, a grande diferença está no fato de que na chipa paraguaia é usado fubá de milho, “então fica mais parecido com uma broa com queijo. Como não tínhamos esse costume de comer broa com queijo, há muito tempo o brasileiro foi deixando ela mais próxima do pão de queijo, porém mais consistente que o pão de queijo”.

Em Cuiabá, tanto sua família quanto os funcionários da empresa de produção de vídeos sempre gostaram de comer chipa. E ele percebeu ali um potencial. “Depois de ter feito alguns cursos nesse ramo de café, sentimos o desejo de fazer alguma coisa. Paramos pra pensar... mas o que? Eu não queria que fosse padaria, queria alguma coisa diferente, não queria ser mais um no mercado. Uma cafeteria mais tradicional também não queria... e como nós temos o hábito de todo dia pela manhã comer chipa, gostávamos, sempre levava pros meus funcionários, pensei, poxa, todo mundo gosta desse negocinho... é unanimidade! A família sempre pedia.” Foi aí que nasceu a ideia de fazer uma chiparia.


Unidade Isaac Póvoas (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

As três lojas da ‘Dona Chipa’ foram abertas simultaneamente, duas em Cuiabá e uma em Campo Grande. Seis meses antes da inauguração, Cícero testou diversas receitas, até chegar em uma que acreditou que agradaria a maioria das pessoas. “Estudamos o tipo de queijo, porque dá pra fazer com parmesão, meia cura, minas, muçarela.. com todos dá certo, 50% da chipa é queijo, mas não vai agradar todo mundo. Então nós resolvemos colocar um queijo não tão forte, como é o parmesão, mas um queijo com mais sabor que o muçarela, e ficamos no meio termo”, revela.

Na chipa doce, ele também fez questão da qualidade, e optou pela goiabada cascão. “Normalmente se faz com a goiabada em calda, que é aquela que vai recheada como se fosse churros. Aquela goiabada não é uma goiabada muito pura, não tem muito sabor de goiaba porque ela é líquida. Se ela é líquida, não é concentrada, é óbvio que ela não tem muita fruta. Quando você come a líquida e prova depois a outra, cascão, por exemplo, que é fruta, casca mesmo, você sente a diferença”.

Chipa doce é feita com goiabada cascão (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Por um ano e meio, a ‘Dona Chipa’ vendeu só chipas. Depois disso, a unidade da Isaac Póvoas inseriu outras opções, como bolo de chocolate, salada de frutas, salgados e sanduíche natural. Na parte de bebidas, oferece café, capuccino, chocolate quente, chocolate gelado, sucos e caldo de cana.

Bolo de chocolate e capuccino são novas opções (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Em breve, a loja deve virar franquia, e já está à vista inaugurar unidades no interior do estado, interior de São Paulo, e outras duas em Cuiabá. A Dona Chipa abre diariamente das 6h30 às 19h, e aos sábados das 6h30 às 12h. A chipa tradicional – responsável por 70% das vendas – sai a R$2,50, e a com goiabada, a R$3. Também existe a opção de pedir via delivery ou comprar congelada e assar em casa.

Serviço

Dona Chipa
Endereço: Avenida Isaac Póvoas, 169 / Rua Mar Del Plata, 152 (Jardim das Américas)
Mais informações pelo (65) 3044-5088 / (65) 99969 7732
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet