Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

encontro

Cinco coros infantojuvenis se apresentam no Teatro da UFMT neste sábado

Foto: da Assessoria

Cinco coros infantojuvenis se apresentam no Teatro da UFMT neste sábado
Cinco coros participam, neste sábado (6), do o II Encontro de Coros Infantojuvenis, que acontece no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a partir das 18h. O evento é aberto ao público, e o ingresso será um livro e uma revista infantis e/ou infantojuvenis, que serão doados para o projeto Inclusão Literária.

Leia também:
Coletivo Nova Era lança álbum inédito voltado para a conscientização sobre a depressão

De acordo com a assessoria, o objetivo do evento é promover o intercâmbio entre coros que atuam em Mato Grosso, oportunizando aos mesmos apresentarem o trabalho desenvolvido em seus respectivos projetos, bem como levar ao público espetáculos artístico-musicais.

"É um momento de celebrar a música, o canto coral e sua magia nas vozes de crianças e adolescentes, que prometem ao público uma noite de muita música e alegria", destaca a maestrina Dorit Kolling, que também é coordenadora do encontro. O evento é bienal, e o primeiro ano, realizado em outubro de 2016, contou com a participação de quatro coros, contando com o da UFMT.

Participam do encontro, além do coro anfitrião, mais quatro grupos, sendo o Coral do Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema), de Cuiabá, o Coral Alquimia, de Várzea Grande, o Coral Infantil Arte Cidadã e o Coral Infantojuvenil Arte Cidadã, ambos de Santo Antônio do Leverger. A expectativa é de que aproximadamente 220 crianças e adolescentes se apresentem, com seus respectivos grupos.

Coral Infantojuvenil da UFMT

O Coral Infantojuvenil da UFMT é um projeto de extensão que existe desde 1999, e faz parte do Núcleo Coral UFMT. Ele é formado por crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, e já produziu e realizou diversos espetáculos, como "Brasileirinhos" (2004), "Próprio para Menores" (2005), "Dos Cantos do Brasil" (2014), "O Circo vem Aí" (2015). Em 2017, o grupo apresentou o Concerto "Encantos do Brasil", quando foram apresentadas canções de todas as regiões do país.

O coro também participou, junto ao Coral UFMT adulto, de duas montagens da cantata cênica "Carmina Burana", de Carl Orff, (2007 e 2017), sendo uma delas com a participação do Coral Praticutucá.

Atualmente, o grupo tem aproximadamente 70 coralistas e está sob regência de Adonys Aguiar e Rômulo Aguiar, preparação vocal de Luanna Fonseca, e coordenação e direção artística da professora e maestrina Dorit Kolling.

Coral do Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema)

O grupo existe desde 2016, e nasceu como proposta direta daprofessora e arte-educadora Janaina Costa. "O objetivo do projeto é desenvolver na criança a confiança em si mesma ao cantar, adquirindo a técnica necessária para o manejo adequado da voz e valorizando a própria produção vocal e a dos outros", informa. No Centro Educacional são ministradas aulas de flauta, canto e percussão corporal e de copos.

Projeto Alquimia

Com objetivo de desenvolver no coração infantil e juvenil a arte, a cultura e o esporte, beneficiando-os no seu crescimento escolar, psicossocial, moral e espiritual e retirando-o da situação de vulnerabilidade social, o projeto foi implantado em uma zona de periferia de Várzea Grande (MT), no bairro Jardim Vitória Régia.

Desde julho de 2015, são oferecidas 10 modalidades de cursos, sendo que atualmente o projeto conta com aproximadamente 212 crianças, do Educandário e de outras escolas. A modalidade do Coral está, há três anos, sob a regência da maestrina Iasmin Medeiros. 

Coral Infantil Arte Cidadã

Fundado em 2009, o Coral atende crianças de 3 a 8 anos, como uma metodologia baseada nas pedagogias ativas. O repertório abrange de modo especial canções folclóricas e populares brasileiras e de outros povos, visando o desenvolvimento vocal e musical progressivo. Entre seus trabalhos destacam-se os espetáculos "A Arca de Noé", de Vinicius de Moraes, "O Circo" e o conjunto de Cirandas arranjadas por Villa-Lobos.

Coral Infantojuveni Arte Cidadã

Foi fundado em 2005 e é o coral intermediário da Associação Arte Cidadã, que atende crianças e adolescentes. "O repertório busca abarcar as principais vertentes da música popular e erudita, sobretudo, composições produzidas especificamente para os jovens, selecionadas por sua relevância no desenvolvimento musical dos cantores", destaca Jeferson Ribeiro, regente, fundador e diretor musical da Associação.

Serviço

II Encontro de Coros Infantojuvenis da UFMT
Data: Sábado (06.10)
Horário: 18h
Local: Teatro UFMT
Entrada: 01 livro e 01 revista infantis e/ou infantojuvenis, que serão doados para o projeto Inclusão Literária
Informações: 3615-8307 e www.facebook.com/coralufmt
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet