Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

satyrianas

Alunos da MT Escola de Teatro levam quatro espetáculos para festival cultural de SP

Foto: Reprodução

Indivíduos

Indivíduos

Criada há um ano, a MT Escola de Teatro já participa, neste final de semana, de um dos mais importantes festivais culturais de São Paulo, o Satyrianas. Os mato-grossenses vão apresentar quatro espetáculos no evento, dentre sexta (12) e sábado (13).

Leia também:
Relatos de trabalhadoras rurais de MT se transformam em peça neste final de semana

A MT é um polo de Formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, em parceria firmada com a Secretaria de Estado de Cultura e a Universidade do Estado do Mato Grosso. Os artistas apresentam “Pacto de Sangue”, “Cabaré Ahberração” e “Indivíduos”, que são trabalhos criados nos processos de aula, e “Encardidos”, do grupo coletivo Atro, composto por estudantes da Escola.

De acordo com a assessoria, esta participação reforça a importância da escola no cenário cultural do estado e do Brasil. O Satyrianas está em sua 19ª edição, e reúne de 11 a 14 de outubro mais de 600 atrações de artes cênicas, cinema, música e literatura.

Peças

Pacto de Sangue

Produzida no módulo Amarelo, o espetáculo é resultado de uma pesquisa sobre refugiados no Brasil. A dramaturgia foi escrita por Airton Lacerda e reforça a busca pelas histórias que se perdem e que se encontram em meio ao caos de quem veio buscar refúgio no nosso país.

A direção é de Maria Bertúlio e Juliana Graziela. O elenco formado para se apresentar no evento em São Paulo conta com aos atores: André Ferreira, Donatello Almeida, Elton Martins, Juliana Graziela, Lucas Vinícius, Maria Clara Bertúlio e Rayra Túrel. Cenário e Figurino de Giorge Almeida, sonoplastia de Jair Junior, iluminação de Julio Rocha e a produção de Manoel Vieira.

Indivíduos

A montagem é apresentada pelo grupo Dicotômicos, e foi criada a partir do diário de campo da indigenista Elis Correia, com mais de 30 anos de vivência empírica com os povos originários do Brasil. A versão adaptada para participar do evento acrescenta as questões ligadas à representatividade negra, em versão que busca o valor das crenças artísticas e humanas.

A dramaturgia é de Suelen Alencar e Airton Lacerda, com co-direção de Eloah Pimenta com coletivo. O elenco tem a participação dos Airton Lacerda, Danielle Souziel, Iara Rezende e Gizele Mesquita. A produção é de Daniel Viegas de Oliveira e Elis Correia. A sonoplastia de Edilson Gabriel, Lysabeth Reis e Jair Junior.

Cabaré Ahberração

Dirigido por Heloise Godoy e Juliana Graziela, o espetáculo foi  escrito por Talita Figueiredo, e apresenta a performance de sete atores acerca de histórias de corpos desviantes, gênero e sexualidade.

Em cena estão Andre Ferreira, Donatello Almeida, Elton Martins, Geovane Rodrigues, Jeniffer Reis, Juliana Rosa e Mariah Ferreira. A sonoplastia é de Edilson Gabriel, Lysabeth Reis e Jair Junior. Cenário e figurino de Naiana Gonçalves e Jane Klitzke, com produção iluminação de Marcelo Peske e produção de Manoel Vieira.

Encardido

Apresentado pelo grupo Atro, composto por alunos da MT Escola de Teatro, ‘Encardido’ é composto por quatro proposições performativas nas quais os atores Maykon Gastrovicky e Daniele Souziel retratam um jogo de submissão e poder, explorando todos os sentidos para recontar a história do negro com seus próprios corpos. O tema é o racismo, ainda extremamente presente na sociedade e enraizado na vida daqueles cuja cor da pele é preta.

A iluminação é de Priscila Freitas, cenário de Naiane Gonçalves, figurino de Jane Klitzke, direção de arte e fotografia de Lucas Jerônimo e a sonoplastia é de Lysabeth Reis e Edilson Oliveira.

Veja a agenda das peças em São Paulo:

“Indivíduos”

Quando: sexta-feira (12), às 22h30
Onde: Estação Satyros, praça Roosevelt
Quanto: pague quanto puder

“Encardido”

Quando: sábado (13), às 16:30
Onde: Estação Satyros, praça Roosevelt
Quanto: pague quanto puder

“Cabaré Ahberração”

Quando: sábado (13), às 23:30
Onde: Estação Satyros, praça Roosevelt
Quanto: pague quanto puder

“Pacto de Sangue”

Quando: sábado (13), à 0h:30
Onde: Estação Satyros, praça Roosevelt
Quanto: pague quanto puder
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet