Olhar Conceito

Sexta-feira, 04 de dezembro de 2020

Notícias / Artes visuais

Exposição revela costumes e rituais de povo que viveu no Pantanal antes da chegada dos europeus

Da Redação - Isabela Mercuri

19 Out 2018 - 11:00

Exposição revela costumes e rituais de povo que viveu no Pantanal antes da chegada dos europeus
Os costumes, rituais e histórias do povo Xaray, que habitou a região do Pantanal mato-grossense antes da chegada dos Europeus, são mostrados por meio de artefatos na exposição arqueológica "O Doméstico e Ritual no Universo Xaray", que acontece de 18 de outubro a 20 de novembro, de segunda a sábado das 10h às 20h, e domingos e feriados das 14h às 20h, no piso 2 do Pantanal Shopping, em Cuiabá. A visitação é gratuita.

Leia também:
Artista plástico cuiabano abre exposição em homenagem à primavera

A exposição é realizada em parceria com o Instituto do Homem Brasileiro (IHB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O conteúdo é fruto do trabalho de pesquisa para o mestrado e doutorado da professora e arqueóloga Maria Clara Migliacio, que já faleceu.

Estão disponíveis para visitação uma série de peças de uso cotidiano e de ritual dos Xarayés, junto a banners ilustrativos e explicativos que permitem ao visitante entender como e qual utilização era dada a cada uma das peças a mostra.

As pesquisas da professora foram desenvolvidas com base nos vestígios materiais deixados por populações pré-coloniais do Pantanal de Cáceres e na documentação histórica do século XVI, e puderam recuperar alguns aspectos culturais dos Xarayés.

Foram recuperadas, por exemplo, pontas de flecha, lâminas de machado e outros instrumentos de pedra, como bigornas e trituradores, assim como vasilhas cerâmicas utilizadas para preparar, armazenar e cozinhar alimentos, urnas funerárias e vasilhas cerâmicas de oferendas, adornos de uso corporal (colares de contas e pingentes, e de labretes ou tembetás, elaborados sobre matérias-primas diversas, tais como rochas microcristalinas, conchas de moluscos fluviais, dentes de animais e sementes).

Serviço

Exposição arqueológica "O Doméstico e Ritual no Universo Xaray"
Período: 18 de outubro a 20 de novembro
Horário: segunda a sábado das 10h às 20h e domingo e feriado das 14h às 20h
Local: Piso 2 (próximo ao quiosque da Kopenhagen) no Pantanal Shopping
Entrada: gratuita

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet