Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

Hack the City

Estudantes e arquitetos participam de maratona criativa e tem que criar projeto de praça em 24h

Foto: Divulgação

Estudantes e arquitetos participam de maratona criativa e tem que criar projeto de praça em 24h
Estudantes e profissionais de engenharia e arquitetura, além de moradores da região do Jardim Bom Clima, participam, neste sábado (3), do projeto ‘Hack the City’. Eles terão vinte e quatro horas para criar o projeto de uma praça para o bairro, com espaço para relaxar, praticar uma atividade ou planejar um encontro. O evento será realizado na Central de Apartamentos Decorados da Vanguard Home, em frente ao Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, a partir das 10h.

Leia também:
Estação Cuiabá terá Camicado, Pernambucanas, Saraiva e promoções nos primeiros dias

Chamada ‘Hack The City Bom Clima’, a maratona criativa é realizada pela Vanguard Home em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, e conta com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Mato Grosso (IAB-MT).

“Queremos valorizar esse espaço público e esperamos que os projetos se inspirem em elementos da cultura de Cuiabá, que trabalhem o sentimento de pertencimento. Integrar a identidade local para traduzir a alma da capital mato-grossense, sem falar no desejo de transformar a cidade em um lugar melhor para todos, esses são os desafios das equipes envolvidas na maratona", ressalta o gerente regional da Vanguard Home, Marcio Ferreira. Segundo ele, as inscrições foram um sucesso.

Juares Samaniego, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, afirma que a iniciativa, que envolverá tanto profissionais como moradores da localidade, é louvável. "Precisamos de mais ideias e inovações como essa. A criação de uma cidade melhor para se viver depende do envolvimento de todos. E pegar um espaço público desativado e transformar em um local para comunidade só traz benefícios a todos”.

"Essa iniciativa de envolver a entidade privada, o setor público, o cidadão e ainda fomentar futuros profissionais para trabalharem juntos em um projeto voltado para a população é muito boa. Além disso, o evento cria uma competição positiva, já que ao final teremos um espaço público que será concretizado", completa Carlos Alberto Oseko Jr., presidente IAB-MT.

Hack The City

No sábado, os participantes serão separados em vinte equipes de até três integrantes, e vão trabalhar para desenvolver um projeto arquitetônico e paisagístico para uma praça no bairro Jardim Bom Clima. O projeto deverá contemplar: calçadas, meio-fio, estacionamento, espaço para estacionamento de food truck - com área de apoio de mesas e cadeiras, espaço multiuso - que possa ser usado como quadra esportiva, local para passeios de pets de estimação e playground para crianças e idosos. Além disso, é necessário aproveitar o projeto de iluminação, que já foi desenvolvido.

O evento continua no domingo. “Os participantes, de acordo com o regulamento, terão que levar seus computadores, mas no demais ofereceremos internet de alta velocidade, material de suporte, alimentação variada e espaço de descanso. Tudo preparado para estimular a elaboração de propostas viáveis e inovadoras", explica Marcio Ferreria.

Os projetos concluídos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por colaboradores da Vanguard Home, levando-se em conta a criatividade, originalidade, utilidade prática e possibilidade de implementação. A equipe vencedora, além de dar sua contribuição na edificação de um importante espaço de lazer, ganhará uma premiação na quantia de R$ 5.100.

Serviço

Maratona "Hack The City Bom Clima"
Data: 03 de novembro
Horário: a partir das 10h
Local: Central de Apartamentos Decorados da Vanguard Home, em frente ao Parque Mãe Bonifácia 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet