Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

flipoc

Escritores e artistas participam da 1º edição da Festa Literária do pantanal

Foto: Reprodução

Escritores e artistas participam da 1º edição da Festa Literária do pantanal
A primeira edição da Festa Literária de Poconé (Flipoc) conta com uma intensa programação, reunindo professores, escritores, contadores de histórias e artistas da música e do teatro. Durante quatro dias, o evento envolve toda a cidade de Poconé (103 km de Cuiabá), chegando, além do centro, em comunidades rurais e no entorno do município. A população poderá se encantar com a literatura das mais diversas formas a partir desta quarta-feira (7) até sábado (10).

Leia mais:
Cuiabano de 14 anos lança terceiro livro sobre educação financeira no Brasil e nos EUA


A Flipoc é uma iniciativa do Sesc Pantanal, que atua na preservação e conservação do meio ambiente e na valorização da cultura pantaneira. Ao final de cada dia de evento, será realizado o cortejo pantaneiro, que irá reunir todas as manifestações de cultura popular da cidade.

Dentre as atrações da Festa, o lançamento do livro "Um pé de verso... outro de Cantiga", do músico, pesquisador e escritor Milton Guapo. A obra reúne crônicas, contos, poemas e memórias sobre a vida pantaneira. Em seus textos, Guapo revela os significados de expressões como “amarrar canoa em batume” e “nem bem morto e já esfolado”. O livro é um resgate à memória e costumes da rica cultura pantaneira.

A mato-grossense Niara terena também participa da Flipoc. A escritora mirim é mais do que um exemplo às crianças, é também uma inspiração para qualquer um que deseja se aventurar no universo literário.  Aos 11 anos, Niara já tem seu livro "As aventuras de Angelina e o Bruxo do sofrimento" publicado. Na Festa, ela irá participar do "Papo Letrado", uma forma criativa e descontraída de interação com o público.

A programação conta ainda com oficinas, rodas de conversas, exposições, saraus e apresentações. Logo no primeiro dia da Flipoc, o público poderá assistir a uma emocionante apresentação da Orquestra Ciranda Mundo.

Como um dos pilares de atuação do Sesc Pantanal envolve a educação e a valorização da cultura pantaneira, a unidade em Poconé incluiu diversas ações voltadas aos educadores. "Pensamos em uma programação de maneira casada, tanto para os alunos e a comunidade, quanto para os professores com mini cursos e ainda a conferência 'O falar poconeano, representatividade, oralidade e Poesia', que vai ser realizada com a participação efetiva de professores e pesquisadores que moram na cidade. Ao final da conferência, o público ainda poderá assistir a diversas apresentações dos grupos populares de Poconé", explica a analista de cultura, Poliana Queiroz.

Vale destacar que a Flipoc acontece não apenas na unidade do Sesc em Poconé, mas em diversos pontos da cidade, sendo algumas atividades itinerantes, como é o caso do Fusca Sebo, projeto realizado pela jornalista Marília Bonna e o arquiteto Thiago Sinohara. O automóvel de 1969, recheado de livros, vinis e uma vitrola, irá percorrer as ruas do município de Poconé promovendo essa interação com os moradores da região.

A Flipoc ainda evidencia temas relevantes para a sociedade como as consequências da privação à leitura e ao acesso ao conhecimento. O espetáculo “Ledores no Breu”, que será apresentado pela Cia do Tijolo, de São Paulo, traz uma reflexão sobre as consequências do analfabetismo e, principalmente, do analfabetismo funcional. A partir de textos de Paulo Freire, Lêdo Ivo, Luiz Fernando Veríssimo entre outros, figuras se cruzam, histórias se embaraçam e tecem as trajetórias dessas vítimas do "crime de não saber ler".

Flipoc

Poconé, além de porta de entrada do Pantanal mato-grossense, é a terra do encontro de povos de múltiplas origens e, por onde se passa, ouve-se uma boa história. Para a primeira edição da Festa Literária de Poconé - Flipoc -, o Sesc Pantanal se inspirou na poesia desses encontros de povos e na oralidade tão marcante na cidade. Com o mote “A poesia do encontro: representatividades, diversidades e criatividades”, a primeira edição da Flipoc será realizada de 7 a 10 de novembro, no Sesc Poconé e em diversos espaços da cidade. Serão oferecidas atividades de incentivo à leitura, formação de leitores, além da valorização da oralidade como expressão literária.

O Sesc Poconé

É uma das unidades que integram o Sesc Pantanal e tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local. A unidade está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, no Centro do município. O trabalho do Sesc Poconé alcança também as populações da cidade vizinha, Barão de Melgaço, atuando tanto na sede do município quanto nos vilarejos dispersos pelo Pantanal com a realização de projetos de ação comunitária nos campos da educação, lazer, cultura, organização social e desenvolvimento sustentável.

Para conferir a programação completa da Flipoc, acesse www.sescpantanal.com.br.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet