Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

final de semana

Incasa apresenta peça infantil que levará público a uma viagem pelo corpo

Foto: Reprodução

Incasa apresenta peça infantil que levará público a uma viagem pelo corpo
"Dentro de mim: estômago, coração e rim" vai conquistar o público pelos sentimentos e emoções. O novo espetáculo do Espaço Incasa é um conto infantil que narra a história de uma criança enferma, que passa por um processo de autoconhecimento, em que dialoga com os próprios órgãos, passando a apresentar uma melhora surpreendente a partir disto. A peça acontecerá no sábado e domingo (17 e 18), em duas sessões diárias, às 18h e 19h30, na escola localizada na rua das Violetas, 130, no bairro Jardim Cuiabá.

Leia mais:
Espetáculo “Arte é Nossa Casa” reúne três apresentações de dança


"Dentro de mim" é o décimo oitavo espetáculo do Incasa e é o segundo infantil produzido pela escola. São nove crianças no elenco e apenas uma adulta, representada por Ariana Carla, atriz que começou no Incasa, há dois anos. Ela agora está se formando pela MT Escola de Teatro e também será responsável pela direção da peça.

"É uma característica aqui do Incasa, em convidar meus alunos, como Eloá Pimenta, Wagton Douglas, a compor o trabalho de produção. Quando eles chegam a uma etapa de evolução eu os convido para dirigir, escrever, ou produzir. E nesta montagem a Ariana Carla é a aluna atriz convidada. Ela está ministrando e dirigindo a oficina comigo, além de atuar no espetáculo, o que mostra o amadurecimento artístico de Ariana", destaca o idealizador do Espaço Incasa, André D'Lucca.

Ela está se formando na MT Escola de Teatro em Artes Cênicas, com habilitação em licenciatura no teatro, e é a primeira vez que a atriz auxilia na direção da escola.

"Está sendo uma ótima experiência, no sentido da minha prática no teatro, pois já tenho conhecimento em dar aula e trabalhar com crianças. Só não tinha feito isso no teatro e estou muito contente, pois é algo que gosto muito", complementa Ariana, que também é pedagoga.

Neste contexto está sendo trabalhado com as crianças o desenvolvimento do corpo, personagem, da voz e de texto. A peça fala em como cada uma delas vai lidar com certas situações. São nove crianças e cada uma terá uma experiência que envolve sentimentos e emoções, por meio de monólogos. Como lidam com as perdas, seja de um parente ou de um animal de estimação, por exemplo.

Uma vez que são as emoções que dão origem aos sentimentos, eles estão ligados entre si. Ou seja, da mesma forma que uma emoção desperta um sentimento, este é capaz de gerar mais emoções.

Ter a consciência em como reagir diante de cada emoção é fundamental para se recuperar de um sentimento negativo, ou mesmo manter o equilíbrio emocional. Esta inteligência emocional, em saber lidar com as emoções como o medo, raiva, tristeza e a alegria, fazem parte do desenvolvimento e contribuem diretamente para a sobrevivência do ser humano, uma vez que protege as pessoas de diversas situações do dia a dia.
 
A protagonista desta peça é a Isadora Pardal, de 11 anos de idade, uma atriz que está sem seu quinto trabalho no Espaço Incasa, onde foram quatro peças e um curso de vídeo.

"Depois de alguns cursos no Espaço Incasa já me sinto bem segura para fazer um papel difícil nesta peça de agora. É um desafio muito grande, mas agradeço o André D'Lucca que foi uma pessoa que me apoio muito e por ter acreditado em mim", relata Isadora, que além de atriz, modela e é a mais nova miss Brasil Beleza Negra Juvenil.
Além de Ariana e Isadora, estão no elenco Manollo Kids, Flávia Samara, Ana Júlia, Maria Antonia, Maria Eduarda, Pietro Lara, Helena Iork e Walmir Neto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet