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Quarta-feira, 12 de agosto de 2020

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Corpo em forma e bem estar caminham juntos, converse com seu cardiologista

Dr. Juliano Slhessarenko

03 Dez 2018 - 17:50

Foto: Reprodução

Corpo em forma e bem estar caminham juntos, converse com seu cardiologista
Ser ativo e se movimentar mais é fundamental para ter um coração saudável. O grande objetivo é o de ser ativo de todas as formas possíveis ao longo do dia e reduzir a quantidade de tempo gasto sentado por longos períodos.Junto com uma alimentação saudável e não fumar, a atividade física melhora a saúde do coração, prevenindo doenças cardíacas e ajudando você a se recuperar se tiver tido um problema cardíaco.

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Seu coração é um músculo e precisa de exercícios para ajudar a mantê-lo em forma, para que ele possa bombear o sangue de forma eficiente ao redor do seu corpo. Sem atividade física regular, o corpo perde lentamente a sua força, resistência e capacidade de funcionar bem.

A atividade física ao longo da vida, como uma rápida caminhada por 30 minutos por dia, é importante para:

1-Prevenção de doenças cardíacas
2-Reduzindo o risco de pressão alta, diabetes e acidente vascular cerebral
3-Ajudando na luta para parar de fumar
4- Ajudando a reabilitação cardíaca
5- Estabelecer bons hábitos saudáveis para o coração em crianças
6- Construindo imunidade mais forte
7- Reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm pressão alta
8- Ajudando a reduzir o estresse, a tensão, a depressão e a ansiedade
9- Ajudando a controlar o peso
10-Melhorar a saúde geral e o bem-estar, prolongando a sua saúde ideal.

Para cada hora de exercício regular que você recebe, você ganha cerca de duas horas de expectativa de vida adicional, mesmo que você não comece até a meia-idade!
Qualquer que seja o tipo de atividade que você escolher, quanto mais você se mover, melhor.Andar a pé é uma ótima opção. Quase todo mundo pode fazer isso, e tudo que você precisa é de um par de sapatos. Você pode nadar, fazer aulas de ginástica ou praticar esportes, mas a atividade física também inclui coisas do dia a dia, como jardinagem e subir escadas.

Lembre-se, qualquer aumento na atividade física será bom para sua saúde. Você terá benefícios adicionais ao incluir atividades que ajudam a fortalecer os músculos duas vezes por semana, como exercícios com pesos, trabalho com faixas de resistência, jardinagem pesada ou transporte de cargas.

Você deve procurar fazer um total de 150 minutos (2,5 horas) de atividade física de intensidade moderada a cada semana. Nunca é tarde demais para começar. Todos podem se beneficiar da mudança - seja qual for sua idade, tamanho ou condição física.

A boa notícia é que pessoas inativas que começam a fazer atividades físicas moderadas sentem os maiores benefícios à saúde - seus riscos à saúde diminuirão assim que você começar a se mexer!

Com a chegada do verão vejo pelas redes sociais e notícias pessoas querendo se exercitar, emagrecer e muitas vezes exagerando sem nenhuma avaliação prévia com cardiologista. Isto é muito grave pois encontramos hipertensos e cardiopatas que correm o risco de infarto ou complicações cardiológicas graves durante a prática de atividade física.

Se você é novo ou não se exercita há algum tempo, é uma boa idéia conversar com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.

O seu cardiologista precisa fazer um exame físico completo, avaliando sua pressão, risco de infarto e história familiar. Um exame básico que deve ser feito por todos os praticantes de exercícios físicos regulares deve ser o teste ergométrico. Este exame avalia sua pressão arterial e risco de infarto ao esforço. Permite no caso do teste cardiopulmonar avaliar a prescrição e evolução do exercício físico.

1 comentário

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  • Mayara
    04 Dez 2018 às 16:06

    Ótimo texto!!! Não só ter um corpo em forma mas também cuidar da saúde e de forma segura! ????????????

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