Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

após exigências

Obras emergenciais na Casa de Bem-Bem devem começar na próxima semana, garante Prefeitura

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Obras emergenciais na Casa de Bem-Bem devem começar na próxima semana, garante Prefeitura
Uma empresa será contratada de forma emergencial para fazer a restauração da Casa de Bem-Bem, pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A decisão foi tomada na manhã da última quarta-feira (5), durante reunião do titular da Pasta, Francisco Vuolo, com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e o processo deve ter início na próxima semana.

Leia também:
Com risco de desabamento, MP cobra providências da Prefeitura sobre a 'Casa Bem Bem'

Uma nota Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) apontou  novamente um risco de desabamento da Casa Bem-Bem, na Rua Barão de Melgaço, em Cuiabá. O imóvel não suportou as fortes chuvas que caíram nos últimos dias e a 17ª Promotoria de Justiça da Capital requisitou informações do município sobre as medidas de urgência que estão sendo adotadas para a proteção do casarão.

Segundo o IPHAN, a situação física do imóvel está se deteriorando com o passar dos dias em função de sua exposição às intempéries e também devido a não execução de medidas emergenciais de proteção. No Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Estadual, foi estabelecido o prazo de 30 dias para o município elaborar projeto com medidas emergenciais para evitar a ocorrência de novos danos. No entanto, o prazo expirou no último dia 22 de novembro.

De acordo com a assessoria, uma nota técnica do Instituto atestou a existência de um novo desabamento no anexo da edificação. Diante da situação, Vuolo reforçaou que os projetos para a recuperação do casarão já foram consentidos e que, assim que finalizados os trâmites burocráticos, será divulgado um cronograma de ações no local.

“Estamos acompanhando toda a situação de perto e cumprindo todas as recomendações do Iphan e do Ministério Público. Também já garantimos a segurança do local e convidamos o  grupo de arquitetos responsável pelo primeiro projeto de restauração da Casa para colaborarem conosco”, explica o secretário. Na próxima semana, ele volta a se reunir com o órgão, para dar andamento ao trabalho.

Casa de Bem Bem

A Casa de Nhô Nhô de Manduca (Casa de Bem Bem) é conhecida como um dos mais tradicionais e confortáveis, tipicamente cuiabano. Retratava na sua majestosa construção todo o aconchego e receptividade do povo cuiabano.

Dona Bem Bem, ou Constança Figueiredo, era entre os 13 irmãos Novis Figueiredo, a mais popular.  Os festeiros de São Benedito realizavam as festas isoladas em suas residências com muita fartura.

A partir de 1974 resolveram escolher a mais típica casa cuiabana, a casa de Dona Bem Bem para realização anual, em conjunto, da festa do glorioso Santo, o que permaneceu até 1981. A sua Construção data de 1850 e é em estilo Colonial. Foi tombada pela Portaria Estadual nº 10/98 D.O. 08/06/98 e Portaria Federal nº10/92 D.O.U. 06/11/92 como Patrimônio Histórico. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet