Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

novidade

Conheça o hidromel, a bebida dos deuses vikings que chegou em Cuiabá

Foto: Reprodução

Conheça o hidromel, a bebida dos deuses vikings que chegou em Cuiabá
Diretamente do frio da Escandinávia para as terras quentes de Cuiabá: a receita da mais antiga bebida do mundo, o hidromel, foi resgatada pelos engenheiros e técnico Pedro Antônio Alcantara, Igor Garcia, Leonardo Ostelony, Diego Soares e João Victor Barbosa. De produção artesanal caminhando para a industrial, os sócios investiram na Ragnar Hidromeis, a bebida milenar que vem ganhando espaço com cada vez mais adeptos.

Leia mais:
Belatto Lanches inaugura sistema delivery e inclui queijo cheddar e opção sem carne


Como se fosse uma intervenção divina de Thor, o deus nórdico do trovão, o grupo se conheceu na Energisa. Apesar de conhecerem a bebida milenar por conta de séries e filmes como Vikings, Senhor dos Anéis, Game of Thrones e Harry Potter, apenas dois dos cinco sócios haviam experimentado o hidromel de verdade.

“A maioria não tinha experimentado o hidromel ainda. Tanto é que eu fui experimentar na primeira vez que a gente fez. Foi uma surpresa, mas também um orgulho, porque vimos que o que estávamos fazendo tinha potencial”, relembra Pedro, sobre a primeira vez que tomou a bebida.

Consumida há pelo menos 8 mil anos, o hidromel é feito a partir da fermentação do mel, mas ninguém sabe ao certo onde a bebida surgiu. Aos poucos, com muita pesquisa acadêmica e conversa com outros produtores, eles foram descobrindo e testando receitas, sendo que atualmente vendem três delas – Porre de Odin, Lágrimas de Freya e Chamas de Surtur.

Pioneiros no centro-oeste – capitais como São Paulo e Curitiba já contam com outras marcas de hidroméis -, Pedro conta que inicialmente a produção era um hobby, mas logo enxergaram o potencial dela. Fabricando de forma caseira, a Ragnar surgiu em abril deste ano, mas somente em julho que eles começaram a vender, em pequena escala. Era coisa de 40 garrafas.

“Descobrimos que o hidromel hoje é menos do que 0,1% do mercado de bebidas nacional. É um negocio que esta começando ainda, engatinhando... Então pensamos em por que não levar isso a sério, tentar trazer esse ‘boom’ do hidromel pra cá? Nossa meta é influenciar o produto, tornar ele de grande escala, fomentar o mercado e criar um nicho”, explica Pedro.

Revendendo para estabelecimentos com temática geek e nerd, como a Taverna Corvo Negro e Poltrona Nerd, além de outros bares como Cão Latino e Malcom, a Ragnar foi estabelecendo sua fábrica. Em Minas Gerais, eles vão inaugurar uma fábrica maior, que vai aumentar cinco vezes o volume já produzidos – de 400 litros por mês, a Ragnar vai fazer 2 mil litros de hidromel.

Os hidroméis
 

“Em cada edição a gente procurou trazer elementos do hidromel  e procurou trazer também a questão da cultura pop viking. Nossas edições são baseadas em figuras muito famosas da mitologia viking”, explica.

Existem diversos tipos de hidroméis, que podem ser mais secos ou suaves. Segundo Pedro, a graduação alcóolica do hidromel mais forte, o Porre de Odin, chega a 14% - um verdadeiro porre dos deuses. Lágrimas de Freya e Chamas de Surtur estão na casa dos 12%.

“O Odin é a edição mais seca, porque Odin é o senhor dos deuses. Na própria garrafa a gente conta uma historinha, que quanto mais um deus se afasta de necessidades humanas, tipo necessidade de comer, mais divino ele é. Então Odin não tem necessidade de comer, por isso o hidromel seco ficou com ele”, explica.

Apesar de ser uma tentativa de aproximação com o público feminino, Lágrimas de Freya é a opção preferida dos homens. Também mais suave e caramelizado, Chamas de Surtur é uma edição especial e única de hidromel.

Serviço

Instagram:
 https://www.instagram.com/ragnar_hidromeis/
Telefone: (65)98159-2222
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet