Olhar Conceito

Quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

10 dicas essenciais para você controlar mais e melhor sua pressão arterial (não ignore a 8!)

Dr. Juliano Slhessarenko

18 Dez 2018 - 17:15

10 dicas essenciais para você controlar mais e melhor sua pressão arterial (não ignore a 8!)
A hipertensão arterial é a comorbidade mais comum vista na cardiologia nos cuidados primários e está relacionada à possibilidade de ocorrência de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e até morte se não for detectada apropriada e precocemente. A hipertensão arterial sistêmica, também chamada de pressão alta, é definida pela pressão arterial sistemicamente igual ou maior que 14 por 9 (ou 140 por 90 mmHg), em pelo menos três ou mais medições. Essas medidas devem ser confirmadas por médicos e recomenda‐se a realização de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), de 24 horas, ou de Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA), para confirmar ou excluir o diagnóstico. As dicas para controlar melhor sua pressão arterial são:

Leia também:
Corpo em forma e bem estar caminham juntos, converse com seu cardiologista

Controle suas emoções

Controle o sal

Consulte-se com um cardiologista regularmente

Controle seu peso

Tome seus medicamentos regularmente

Faça exercícios regularmente

Tenha uma Dieta saudável


Medir a pressão arterial regularmente: Para ajudar a controlar a pressão arterial elevada, o monitoramento da pressão arterial em casa pode ser útil, além de um acompanhamento regular em consultório. O seu médico pode recomendar o controle da sua pressão arterial em casa se você:

1.foi diagnosticado como pré‐hipertenso (pressão arterial sistólica – entre 120 e 139mmHg – ou pressão arterial diastólica – entre 80 e 89 mmHg);

2.foi diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica (sistólica – 140 mmHg ou acima – ou diastólica – 90 mmHg ou acima); ou

3.tem fatores de risco para a hipertensão arterial (obesidade, diabetes mellitus, ou é tabagista).

A American Heart Association recomenda o monitoramento em casa para todas as pessoas com pressão arterial sistêmica elevada a fim de ajudar o profissional de saúde a avaliar se os tratamentos medicamentosos estão funcionando. Essa atitude, contudo, não substitui as visitas regulares ao médico. Se lhe foram receitados medicamentos para baixar a pressão arterial, não pare de tomar a sua medicação sem acompanhamento, mesmo que suas leituras de pressão san‐ guínea estejam na faixa normal durante o monitoramento na sua residência.
 
Por que é importante a monitoração da pressão arterial em casa?
 
Uma medição feita no consultório do médico é como uma medida instantânea: ela diz como está sua pressão arterial naquele momento. Tendo em vista que não há sintomas espe‐ cíficos de alteração da pressão arterial nem maneira de sentir nela flutuações, a medição diária é a única maneira de obter os valores adequados. As leituras podem variar ao longo do dia e ser temporariamente influenciadas por fatores como emoções, dieta e medicação. Um registro de leituras da pressão arterial tomadas ao longo do tempo podem fornecer a você e a seu médico uma imagem mais clara da sua pressão arterial. Isso possibilita obter informações sobre o que acontece com a sua pressão arterial ao longo do tempo.
 
Algumas pessoas apresentam ansiedade quando no consultório de um médico, o que leva a leituras temporariamente mais elevadas da pressão arterial que não refletem a verdade. Essa condição é conhecida como “hipertensão do avental branco”. No outro extremo, alguns indivíduos têm leituras normais no consultório, mas elevadas fora do consultório, condição muitas vezes referida como “hipertensão do avental branco reverso” ou “hipertensão mascarada”.

Pare de Fumar

Evite bebidas alcoólicas 


Esses são alguns dos trechos do livro “Coração em dia” que foi publicado recentemente por mim (editora novo século) e tenho a honra de compartilhar. Os valores arrecadados serão doados para a ONG Coração em dia que doará desfibriladores e equipamentos para instituições públicas.

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Eliana de castro lima
    10 Fev 2019 às 08:55

    Olá doutor confesso que sou obesa (100)quilos à e ainda tenho defeciente nas duas pernas dês de nascimento e também tenho problema na coluna ,mas plástico hidroginástica faço Pilates e a minha alimentação já e a ompanhada por nutricionista mas não consigo emagrecer nem uma grana ?!

  • Elena Regina Neves Gambetta
    09 Jan 2019 às 12:38

    Tenho arritmia cardiaca e Tomo medicamentos. Que mais cuidado Devo ter?

  • Julio cesar
    20 Dez 2018 às 17:56

    A pressão 14.9 é alta ou limite?

  • Cícero Cerqueira
    19 Dez 2018 às 15:52

    Eu tomou cerveja final de semana e tira gostou não como so umas final de semana

  • NILSON MAESTRE
    19 Dez 2018 às 10:47

    Quer ajuda para controlar a PA e ajudar seu médico nessa tarefa? Dê uma olhada no monitor digital, de punho, com cabo USB, RW450, da G Tech. Os gráficos no computador são uma mão na roda.

  • Joserlane castro da silva
    19 Dez 2018 às 10:07

    Tive síndrome do pânico des de então minha pressão nunca mais foi a mesma qual emoção, raiva cai para 14/9

  • Mulher ma
    19 Dez 2018 às 09:46

    Deveria citar se possível os sintomas de iniciais de hipertensão. Eu tenho dores de cabeça no lado esquerdo. Não sei o que é, uns falam que e hipertensão outros não. Não sei o que pensar. Nunca tive problemas de pressão. Embora meus pais são hipertensos. Deveria ter uma campanha pra conscientizar sobre os sintomas iniciais. As vezes a pessoa nem sabe Que ela pode ser hipertenso.

  • Simone
    19 Dez 2018 às 09:33

    Excelente iniciativa, precisamos de mais pessoas que pensem assim.

  • Luiz Pereira
    19 Dez 2018 às 09:16

    Parabéns pela dedicação,e divulgação do trabalho feito pra esgrarecimeto a população. .

  • Regina nubia varela
    19 Dez 2018 às 07:08

    Achei ótimo o que li aqui e vou comprar o livro sim e vou indica-lo as pessoas amigas. Um abraço Dr.

Redes Sociais

Sitevip Internet