Olhar Conceito

Terça-feira, 01 de dezembro de 2020

Notícias / Artes visuais

Artista plástico cuiabano envia obra em filtro de barro para Londres

Da Redação - Isabela Mercuri

09 Jan 2019 - 17:01

Foto: Divulgação

Artista plástico cuiabano envia obra em filtro de barro para Londres
Um filtro de barro – considerado um dos melhores do mundo – personalizado com imagens que remetem a Mato Grosso, como a onça pintada, a arara azul e a viola de cocho, foi vendido em Londres na última semana. O trabalho é do estudante e artista plástico cuiabano Glauco Gusmão, de 27 anos.

Leia também:
Fotógrafa vende ensaios para ajudar a pagar tratamento de Hya Girotto
 
Glauco se envolveu com a arte desde pequeno. Filho da artista plástica e artesã Sandra Gusmão, ele, no entanto, nunca teve pretensão a ter uma carreira artística. Aos dez anos de idade, ganhou seu primeiro prêmio, na Flórida (EUA). “Sempre gostei de desenhar de tudo: charges, paisagens, animais, desenhos animados...”, lembra. O prêmio, no entanto, foi uma surpresa, apensar de o cuiabano estar vivendo nos Estados Unidos. “Foi minha professora que enviou o trabalho. Tive que viajar para a final que era em outra cidade (St Petersburg). Ela própria que me levou com meus colegas”.

Glauco aos dez anos, nos EUA (Foto: Arquivo Pessoal)
 
De volta a Mato Grosso, ele continuou produzindo e expondo. Em 2006, no Sesc; em 2009, em Chapada dos Guimarães, para um grupo de jornalistas; em 2010, no Condomínio Alfa Garden; em 2012, no Hits Pantanal, e em 2017 no shopping Três Américas.
 
Desta vez, o filtro que foi para Londres foi uma encomenda, após indicação de alguns amigos. Atualmente, Glauco estuda história na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e é bolsista num programa de ‘Residência Pedagógica’, voltado para formação de professores e  desenvolvimento de práticas de ensino.
 
“Pinto nas horas vagas ou quando surge algum tempo livre. Viajei bastante quando criança e adolescente, fui pro exterior sete vezes, mas a experiência com a arte foi mesmo no Estados unidos e aqui no Brasil casualmente”, explica. “Quando eu era criança, fui bastante estimulado a desenhar e me divertia bastante. Costumava brincar com desenhos, inventando histórias e mundos imaginários com meus colegas de infância. Desenhávamos muito juntos. Hoje pinto e desenho mais comercialmente quando surge algum pedido, e às vezes ajudo minha mãe em alguns eventos”, finaliza.
 
Serviço
 
Encomendas e informações: (65) 99963-1577 (Sandra Gusmão)

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet