Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Max Ophüls

Imagens em Pauta inicia novo ciclo repleto de drama e romance

Foto: Reprodução

Imagens em Pauta inicia novo ciclo repleto de drama e romance
O Imagens em Pauta dessa semana inicia um novo ciclo, dessa vez homenageando o cineasta alemão Max Ophüls, supremo estilista do cinema e mestre contador de histórias românticas. O recorte feito pelo projeto exibe sua fase tardia, com filmes realizados na década de 1940 durante exílio nos Estados Unidos. O longa-metragem exibido nesta terça-feira é “Carta de uma Desconhecida”, um melodrama para cortar o coração de qualquer um.

Leia mais: Fartas bilheterias e origem das HQs, as estreias da semana têm mais em comum do que parece

Na trama Lisa passa a infância e adolescência apaixonada por um pianista célebre, que mora em sua casa. Sua paixão pelo artista, no entanto, é totalmente platônica. Ela e Stefan mal se vêem e o pianista pouco sabe de sua existência. Depois de crescida a moça tem a chance de conhecer Stefan e viver seu grande amor, nem que seja por uma noite. Noite fatídica que desencadeia toda a alegria e tragédia que permeia a história.

Max Ophüls é conhecido por seu elaborado trabalho de composição visual, maestria dos movimentos de câmera e interesse por retratar histórias de amor nas telas. Nascido na Alemanha, Max começou no teatro em 1919, para depois desenvolver sua carreira como diretor. 11 anos depois, em 1930, iniciou suas produções como diretor. Logo se mudou para Paris, onde enveredou para o melodrama romântico, estilo que perdurou durante toda sua trajetória. Ocupada pelos nazistas, Max se exilou nos Estados Unidos, onde produziu fracassos de bilheteria, mas que anos depois, foram revistos pela crítica.
Imagens em pauta

O “Imagens em Pauta” é gratuito e direcionado aos curiosos e interessados em cinema. O filme integra a programação do sétimo ano de exibições do projeto, realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. A exibição dos filmes acontece no Sesc Arsenal toda terça-feira, às 19:00. A cada dois meses o projeto homenageia um diretor, selecionando a parte mais relevante de sua obra para as apresentações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet