Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

conheça os benefícios

Supermercado de Cuiabá possui mais de vinte opções de 'frutas exóticas'

Foto: Da Assessoria

Supermercado de Cuiabá possui mais de vinte opções de 'frutas exóticas'
Nem só de banana e maçã precisam viver os lanches e sobremesas dos cuiabanos. Isso porque a rede de supermercados BigLar possui, em suas gôndolas, mais de vinte espécies de frutas exóticas, todas ricas em nutrientes, e com sabores diferenciados.

Leia também:
Campanha do Big Lar bate recorde e entrega seis mil brinquedos

Este é o caso, por exemplo, da pitaya, fruta originária dos países da América Central e que está cada vez mais presente nas dietas, já que concentra poucas calorias e, apesar de doce, não é um alimento rico em açúcar. É muito usada em tortas, iogurtes, sorvetes, geleias e até mesmo como acompanhamento da salada. Além disso, possui inúmeros benefícios para a saúde do corpo.

Marco Masao Sato, responsável pelo relacionamento com os fornecedores do BigLar, explica que a aceitação desse tipo de frutas pelos clientes está aumentando nos últimos anos. "São frutas que têm um valor agregado superior às frutas tradicionalmente encontradas em maior abundância, mas o consumo das frutas exóticas está em crescimento".

Além disso, ele garante que a qualidade é comprovada. "O BigLar oferece diversas opções para atender as necessidades dos clientes, sempre primando pela variedade e qualidade das frutas. Além disso, são opções que oferecem riqueza de propriedades e contribuem com a nutrição daqueles que as consomem", completa.

Uma prática dos supermercados para que os clientes conheçam a variedade das frutas é realizar degustações. Além da pitaya, também estão disponíveis no BigLar romã rubi, physalis, abiu, groselha, laranja kinkan, nêspera japonesa, mirtilo, avocado, entre outras, além das frutas tradicionais e mais conhecidas pelo público.

Segundo a nutricionista Roberta Sanches, do Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi/MT), as frutas atuam no sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento do intestino. Além disso, possuem conteúdo antioxidante que protege as células contra danos e inibe substâncias inflamatórias.

“As frutas em geral são componentes essenciais de uma dieta saudável, pois apresentam baixa densidade energética, alto teor de fibras, componentes antioxidantes, além de serem fontes de micronutrientes. A falta de consumo fará com que o corpo não usufrua de seus benefícios. O consumo insuficiente de frutas, bem como de legumes e verduras, encontra-se entre os cinco principais fatores de risco para a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis”, explica a nutricionista.

O consumo da fruta in natura é a forma mais eficiente para que o organismo possa absorver as propriedades do alimento. Desta forma, mantém-se a integridade das fibras e não conta com adição de açúcares que, quando consumidos em excesso, são maléficos à saúde.

No entanto, "o processamento do alimento também promove a perda de vitaminas. Os sucos naturais são opções que contribuem para o consumo e a hidratação", ensina a nutricionista.

Além disso, pode-se misturar outras opções de ingredientes do bem, como sementes, folhas verdes e até condimento, como maçã, abacaxi canela e chia; melão e alecrim; melancia, hortelã e linhaça; couve, limão, maracujá e gengibre. "O ideal é não coar e não adicionar nenhum tipo de açúcar ou adoçante. Além disso, o cozimento de frutas como banana e maçã, servem como opção saudável para lanches. Com uma pitada de canela é uma excelente opção de substituição dos doces”, recomenda.

Confira abaixo os principais benefícios de algumas frutas exóticas:

Pitaya


Protege as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes. Ajuda na digestão devido à presença de sementes na polpa. Combate doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3. Além disso, regula o intestino, pois tem oligossacarídeos, que são fibras que combatem a prisão de ventre. Regula a pressão arterial, por ser uma fruta bastante rica em água que estimula a produção de urina, reduzindo o acúmulo de líquidos no organismo. Combate a anemia e osteoporose por conter vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.
 
Além desses benefícios,a pitaya também pode ajudar a emagrecer, porque quando consumida gera uma ação termogênica, que vai acelerar o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite. A pitaya tem ainda uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.
 
Physalis

Originária do Amazonas, a physalis possui um sabor doce, levemente ácido e possui poucas calorias, sendo que 100 gramas da fruta contém apenas 50 calorias. A fruta é pequena, amarelada e envolta em folhas. É rica em vitaminas A, C, fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides. Devido às suas propriedades, a physalis purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico, alivia dores de garganta e ajuda a diminuir as taxas de colesterol. A fruta possui elevado poder antioxidante, evitando a formação dos radicais livres no organismo, protegendo-o de doenças. Por ser rica em fibras, a physalis ajuda a regular o funcionamento do intestino e a diminuir o apetite, dando a sensação de saciedade, auxiliando, assim, no processo de emagrecimento.
 
Os benefícios trazidos por suas propriedades não param por aí: além de nutritiva, a physalis tem poder terapêutico, devido a presença de uma substância denominada fisalina, que atua como anti-inflamatório. A fruta também pode ser utilizada na preparação de geleias, sorvetes e molhos para saladas.
 
Avocado

Possui as vitaminas lipossolúveis que, em geral, são deficientes nas outras frutas e têm papel importante em nossa saúde. Contém proteínas e elevados teores de potássio. Esse fruto tem sido reconhecido por seus benefícios à saúde, especialmente em função dos compostos presentes na fração lipídica, como ácidos graxos ômega. Promove a saciedade e é uma opção para consumir a noite, pois contribui para indução do sono.
 
Romã Rubi

A romã é um fruto com alto potencial nutracêutico, devido à presença de antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos e taninos. Possui excelente atividade antioxidante, antiteratogênica, antiproliferativa e antiinflamatória, por conter os compostos bioativos.
 
Mirtilo

Sua coloração possui pigmentos antocianos e tem uma gama de polifenóis. É este pigmento que age de maneira benéfica em nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet