Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

de mato grosso

Manoel de Barros é tema de exposição no Itaú Cultural em São Paulo

Foto: Reprodução/Internet

Manoel de Barros é tema de exposição no Itaú Cultural em São Paulo
O cuiabano Manoel de Barros, poeta que faleceu em 2014, é tema da 43ª edição do ‘Ocupação Itaú Cultural’, que começa nesta quarta-feira (13) em São Paulo. A abertura contará com leitura de poemas por Marcelino Freire e Marlui Miranda, e a mostra acontece até dia 7 de abril, de terça a sexta das 9h às 20h [permanência até as 20h30], e aos sábados, domingos e feriados das 11h às 20h.

Leia também:
Biblioteca tem evento de RPG e transforma Marechal Rondon e Dom Aquino em personagens

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá em 1916, mas cresceu em Corumbá, Mato Grosso do Sul, no pantanal. Estudou em colégios internos, atuou como membro da Juventude Comunista, mas abandonou o partido. Seu primeiro livro de poemas foi publicado em 1937. Formou-se em Direito no Rio de Janeiro, e voltou para Corumbá em 1941. Estudou cinema e pintura em Nova York, até tornar-se criador de galo em Campo Grande, em 1960.

O artista é conhecido por brincar com a norma culta da língua e monumentar “as coisas e seres (o humano, inclusive) desprezados por uma sociedade focada na velocidade, no consumo, no descarte”.

Além da mostra no Itaú Cultural, o programa criou uma publicação impressa, distribuída gratuitamente na recepção do instituto, e a uma série de conteúdos on-line, como entrevistas em vídeo com parentes e colegas de Manoel, que estarão disponíveis a partir do dia de abertura da exposição AQUI.

Serviço

Abertura:

Quarta-feira,13 de fevereiro de 2019, às 20h
com leitura de poemas por Marcelino Freire e Marlui Miranda

Visitação:

até domingo 7 de abril de 2019
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
piso térreo
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet