Olhar Conceito

Notícias / Cuiabá 300 anos

Cuiabá recebe maior evento de capoeira do Centro-Oeste com 300 pessoas tocando berimbau

Da Redação - Isabela Mercuri

19 Fev 2019 - 10:53

Foto: Reprodução

Cuiabá recebe maior evento de capoeira do Centro-Oeste com 300 pessoas tocando berimbau
O maior evento de capoeira do Centro-Oeste, ‘Capoeira Digoreste’, acontece em Cuiabá no próximo mês de abril, durante as comemorações dos 300 anos da capital mato-grossense. O encontro será no Parque das Águas, e terá 300 pessoas tocando berimbau ao mesmo tempo.

Leia também:
Após reforma, Aquário Municipal deve ser entregue no mês do aniversário de Cuiabá

A decisão foi tomada na última semana, durante uma reunião entre o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e os integrantes do Fórum da Capoeira de Mato Grosso, no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc).


Reunião realizada na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Foto: Arquivo / Prefeitura de Cuiabá)

Antes do grande evento, acontecem já neste sábado (23), no Ginásio do Complexo Dom Aquino, oficinas ministradas pelo grupo do Fórum. As atividades - teóricas e práticas - serão realizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno,  a entrada é gratuita e pode participar qualquer pessoa que tenha o interesse em aprender sobre a cultura e ajudar a levá-la para sua comunidade, além de se preparar para o grande evento de abril.

“Com essa união de músicos capoeiristas, Cuiabá entra para a história, sendo a cidade que vai sediar e organizar o maior evento cultural de capoeiristas tocando esse maravilhoso instrumento milenar: o berimbau. É mais um marco no ano do nosso aniversário de 300 anos. Não tinha como a gestão não acolher um projeto deste, que vem de encontro com as diretrizes do prefeito Emanuel Pinheiro de valorização da nossa história, resgatando e difundindo tudo que possa deixar viva a cultura local,” declara Vuolo.

Durante a reunião da última semana, o grupo responsável apresentou ao secretário o cronograma de atividades voltadas ao tema, que serão desenvolvidos já a partir deste mês. O secretário aprovou o cronograma e parabenizou o grupo pelo empenho em atender essa importante festividade. “De uma total dedicação, o meninos do Fórum vêm participando desse momento de grande relevância para nossa cidade, com extrema dedicação. Montaram atividades que além de divulgar essa arte, vai levar ao conhecimento da população o que de fato, significa chegar aos 300 anos, com essa estrutura que Cuiabá apresenta hoje. Fico muito feliz pelos nossos parceiros acreditarem nas propostas de inovação da gestão e abraçar as causas com tanto amor”.

De acordo com Régis Gomes, integrante do Fórum, a ideia da programação é levar informação ao cidadão antes do grande evento, que acontece em abril. Ele explica que esse modelo ajuda na preparação de um maior acolhimento, pois a maioria ainda não tem o hábito de frequentar programas culturais. “Queremos levar ao máximo de pessoas possíveis, a história da capoeira e como ela ajudou a dar base para vários esportes. Trabalhar o tema junto com a população. Isso é um fator facilitador de aproximação e aceitação. Ajuda a criar vínculo, despertando o interesse do ser pela arte. O ser começa despertar para suas raízes e compreender melhor suas origens. Com isso, sem dúvida, conseguiremos levar um grande público para prestigiar o encontro de berimbau, que entoará os 300 anos da cidade”.

Além do evento deste sábado (23), haverá outro antes da grande roda de capoeira. Ainda não há data definida, mas ele acontece na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Neste encontro, o grupo voltará à temática para outros esportes. Serão realizadas palestras e demais atividades que contarão a história de esportes como o Muay thai, Karatê e Taekwondo.

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Anderson Arruda Espirito Santo
    20 Fev 2019 às 10:33

    Será um evento de grande importância para Cuiabá e para a propagação da Cultura local e um marco significativo para a capoeira e capoeristas digoreste.

  • Anderson Arruda Espirito Santo
    20 Fev 2019 às 10:33

    Será um evento de grande importância para Cuiabá e para a propagação da Cultura local e um marco significativo para a capoeira e capoeristas digoreste.

  • D.O.A
    20 Fev 2019 às 08:42

    só pé fofo.

  • Myriam Nogueira de Castilho
    19 Fev 2019 às 20:36

    Muito importante evento. A Capoeira é uma das mais belas manifestações culturais do Brasil.

  • Ana
    19 Fev 2019 às 16:38

    Olha com que vai se gastar o erário...esse país da NOJO.

  • Mitiko Sano Pintos
    19 Fev 2019 às 13:50

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Redes Sociais

Sitevip Internet