Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

porto cardón

Rotisseria em Cuiabá serve churrasco texano com carnes defumadas por até 14 horas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Picanha feita na parrilla e legumes

Picanha feita na parrilla e legumes

Rodrigo Braga, 42, é advogado, mas está no ‘mundo’ da gastronomia há mais de cinco anos. Investiu primeiramente em açaí, com a ‘Toca do Macaco’. Com o tempo, o público começou a mudar, e ele inseriu espetinho no cardápio. Rapidamente, a carne virou seu ‘carro chefe’. Foi aí que ele decidiu mudar radicalmente e, em junho de 2018, abriu uma rotisseria. Recentemente, juntou-se à sócia Ana Paula Tavares, 43, e serve, aos sábados, domingos e feriados, carnes Premium assadas e defumadas ao estilo texano: 14 horas na ‘pit smoker’.

Rodrigo Braga (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Leia também:
Mãe e filho investem em restaurante árabe com ‘kebab gigante’ e mais em Cuiabá

No início, o ‘Porto Cardon’ era um negócio de família. “Mas meu pai adoeceu, então, tive que buscar alguém que tivesse o mesmo tesão de trabalhar do que eu”, contou ao Olhar Conceito. Foi durante o primeiro Festival Braseiro que ele conheceu Ana Paula, que já trabalha há cinco anos na cozinha, é formada pelo Senac e estuda gastronomia na Unic.

Ana Paula (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A vontade dos dois era a mesma, e aos poucos a empresa foi crescendo. Hoje, ainda são só os sócios que trabalham, o que inviabiliza o almoço ‘in loco’. No entanto, o Porto Cardon tem um espaço para que o cliente possa apreciar uma cerveja e uma porção enquanto espera a carne ficar pronta – caso tenha pedido um assado, que é feito na hora.

Aos domingos e feriados, Rodrigo e Ana Paula colocam na calçada duas parrillas e a pit smoker, um equipamento de defumação que suporta 150 kg de carne. O cliente escolhe seu corte e paga por quilo.

“Trabalhamos com as carnes Premium, de Angus, Wagyu e Nelore também. E a ideia é trabalhar com um churrasco mais texano, que é o churrasco de defumação. Então a gente faz umas carnes que quase ninguém gosta de trabalhar: ponta de peito, cupim, costela... são carnes que eu demoro 14 horas pra deixá-la do jeito certo de fazer”, explica Rodrigo.

Pit smoker (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Para chegar ao ponto certo, o trabalho começa às 16h de sexta-feira, e as carnes ficam prontas na hora do almoço de sábado. Além dos defumados, também há opções como maminha, fraldinha, picanha, shoulder steak, short rib, chorizo e outros cortes, que são feitos na hora, na parrilla.

Como acompanhamentos, estão disponíveis legumes, feijão tropeiro, farofas de banana, alho e bacon, arroz, maionese de batata, maionese da batata com legumes, dentre outros. Todos são vendidos em embalagens de meio quilo.

Diariamente, os sócios também têm carne louca, caponata de berinjela e salpicão. Os dois atendem eventos, e encomendas de carnes como carneiro, pernil desossado, e outras carnes específicas, que não estão no cardápio. Além disso, todos os temperos da casa são tirados de uma horta com 35 vasos, que fica nos fundos.

Serviço

Porto Cardón
Endereço: Av. Marechal Deodoro, 2160-A
Funcionamento: Sábados, domingos e feriados; das 10h às 15h
Informações e encomendas: (65) 99625-0055
INSTAGRAM
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet