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Retiro de meditação com mestre pela USP tem voto de silêncio em Chapada

Da Redação - Isabela Mercuri

26 Fev 2019 - 14:13

Foto: Estúdio Rondon

Retiro de meditação com mestre pela USP tem voto de silêncio em Chapada
Um evento de busca de autoconhecimento e imersão na prática de Yoga e ‘mindfullness’ acontece em Chapada dos Guimarães nos próximos dias 22 a 24 de março. O retiro, realizado pelo Espaço Pulsar, será conduzido pela mestre Katya Stubing e terá voto de silêncio diariamente, das 8h30 às 18h30.

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"O intuito é integrar corpo e mente, criando facilidades para que cada um possa melhor experenciar a meditação e sentir os benefícios da mindfulness", observa Wilma Ferreira, organizadora e uma das instrutoras do retiro.
 
Katya Stubing é mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização em Psicologia Transpessoal  (ALUBRAT) e grau internacional de Doutora em Acupuntura pela WFCMS.
 
O retiro já foi realizado em 2018 e, assim como no ano passado, desta vez será aplicado o ‘protocolo T8SM de Mindfulness em formato de retiro’. "Vamos desenvolver o programa de oito semanas em três dias de imersão, para ajudar os participantes a incorporarem a mindfulness no dia a dia e a treinarem a prática da consciência plena e habilidades de compaixão, amor e paz consigo e com os outros", explica Wilma.
 
O voto de silêncio será realizado todos os dias, das 8h30 às 18h30, “como forma de estimular a manutenção da atenção interna, para que cada participante possa se perceber e ampliar a experiência meditativa”, explica a assessoria.
 
As aulas de mindfulness terão duração de 1h30 e vão unir teoria, prática e troca de experiências entre os participantes. A cada dia, o participante terá concluído cerca de 2h de meditação na prática.
 
O retiro será realizado na Pousada Ipês, em Chapada dos Guimarães, a 60 km de Cuiabá. O pacote inclui hospedagem (três pernoites) e alimentação completa (café da manhã, coffee break pela manhã e à tarde, almoço e jantar).

A mindfulness tem suas raízes na filosofia budista e foi adaptada para a linguagem ocidental pelo pesquisador norte-americano Jon Kabat-Zinn. Entre os benefícios estão aumento no desempenho profissional, redução de estresse, ansiedade, dores crônicas e depressão recorrente. Atualmente é um dos recursos mais utilizados para se ganhar tranquilidade e bem-estar.

A principal característica da mindfulness é o estado mental de atenção plena, que privilegia o tempo presente e convida o praticante a adotar uma postura de curiosidade e abertura, buscando deixar julgamentos de lado e conseguindo sair "do piloto automático".

Mais informações e inscrições:

Wilma Ferreira: 65 9 9607-9642
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