Olhar Conceito

Quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Notícias / Leandro Freire - Nutricionista

Nutricionista responde: detox existe?

Leandro Freire

06 Mar 2019 - 17:00

Foto: Reprodução / Gaiam

Nutricionista responde: detox existe?
Vivemos em um mundo estremamente tóxico , toxinas endógenas aquelas que são produzidas pelo nosso próprio organismo, e toxinas exógenas , aquelas que colocamos para dentro do nosso corpo, desde o ar que respiramos, cosméticos em que usamos , até o alimento em que consuminos.

Leia também:
Estratégias nutricionais e energéticas no endurance

Mas como o nosso corpo consegue eliminar tanta toxina?

Deus nos fez serer perfeitos , temos um mecanismo que denominamos de DESTOXIFICAÇÃO  ou DETOXFICAÇÃO, um conjunto de reações biquimicas intracelulares que visam eliminar toxinas do nosso organismo.

Sabem quem é responsável por esse acontecimento fiseológico do nosso corpo?

O suco detox das dietas da moda , NÃO, isso mesmo , quem realiza esse trabalho de limpeza é o nosso Figado , nosso Rim , nossa pele, nosso pulmão e até nosso intestino.

As toxinas ingeridas de forma oral mais de 60%  são destoxififadas por enzima do figado , e em segundo lugar vem nosso intestino com aproximadamente 20% desse trabalho, porém é no Intestino que se inicia esse trabalho
.
O nosso organismo depende muito de reações metabólicas para que essas enzimas ativem o processo de destoxificação , o principal objetivo dessas reações é transformar essas toxinas que na maioria das vezes são lipossolúveis, em moléculas menos lipossolúveis e hidrosolúveis para serem excretados pela  urina.

Alguns fatores podem dificultar essa destoxificação , como as doenças crônicas não transmissiveis , como obesidade, diabetes , hipertensão, outros fatores como idade , estilo de vida , elevada exposição a toxinas ambientais , como grandes metrópolis, produtos agricolas , e um que considero de grande  relevancia , a desbiose intestinal.
Mmuitas toxinas se acumulam em diferentes diferentes orgãos , principalmente no tecido adiposo, toxinas oriundas de  corantes  alimentares artificiais , conservantes alimentares, aditivos químicos ,como nitrato , nitrito , bromatos, adoçantes artificiais entre outros , substâncias tóxicas oriunda de contaminação hidrica , radiação , como a de celulares , uso de medicamentos prolongado , como antibióticos e bloqueadores de bomba de Prótons que são comercializados e utilizados em grade escala com os nomes comerciais de omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol e dexlansoprazol, bebida alcoolica e até até o processo de combustão do carvão do nosso querido churrasco.
 
Então doutor , o que devemos fazer para eliminar essa toxinas?

O que devemos fazer simplesmente é ter conhecimento nutricional , crias estratégias individuais em cada individuo após avaliação do seu estado a nutricional atual , mas de maneira geral podemos criar algumas estratégias para  melhorar o processo de destoxificação do organismo , sem ficar tomando suco verde e sopa a semana inteira e parar de comer tudo , isso não funciona e é perigoso para saúde .

Vamos lá , os alimentos que apresentam importante papel nesse processo de destoxificação são , o selênio , que encontramos na castanha do Brasil , conhecida por muitos como castanha do Pará pois atua como cofator para produção da glutationa peroxidase , que está ligado diretamente ao controle de radicais livres em tecidos inflamados ,vitaminas antioxidantes como vitamina E, que encontramos na gema do ovo , na propria castanha do Pará , nozes , pistache,sementes de gergelim , semente de girasol  e até em alguns vegetais como espinafre e agrião , a Vitamina C , o Betacaroteno, todos eles participam na destoxificação dos radicais livres produzidos pelo metabolismo celular.

O consumo de frutas, ricas em fibras são associados ao menor risco de doenças neoplásicas como o câncer de intestino e de próstata, justamente pela ação antioxidante e das fibras , então comer a fruta sempre será a melhor forma de aproveitar sua totalidade.

Alimentos como cebola , couve ,alimentos crucíferos como brócolis e couve flor , algumas fontes de  aguas sulfuradas , promovem a sulfatação das toxinas compostas em sua forma contendo  enxofre, tem o papel importante na destoxificação de drogas , aditivos alimentares ,toxinas ambientais e bactérias intestinais.

Para pacientes com sensibilidade ,a insulina , diabetes  o aumento no consumo de alho , gengibre , ovos , cebola, aumentam positivamente o processo de destoxificação.
Contudo, deixo claro que a melhor forma de fazer um processo de destoxificação do corpo é adoção de hábito de vida saudável , comendo alimentos de verdade,de preferência   orgânicos , como fruta , verduras sementes , castanhas, grão oleaginosas, carne , ovos , peixe , frango , mais tudo isso de forma individualizada , com quantidades ideais para seu biótipo e seus objetivos.

Nutrição não é  apenas momento, dieta da moda , “desafio alguns dias”  , após festas como , fim de ano, carnaval  etc , onde se exagera e se sente culpado e “Intoxicado” com tanta porcaria que comeu e bebeu, então não adianta ficar uma semana tomando suco e sopa DETOX para curar isso, o carnaval já passou, se intoxicou e se sente muito mal\ doente, procure um hospital , ajuda médica, agora se se sente apenas culpa em ganhar retenção de líquido e gordura, peso no geral, simplesmente mude ,pois agora iniciamos de vez o ano ,  mude seus hábitos , faça uma nutrição eficiente e pratique atividade física ,que seu fígado , seu intestino e todos os órgãos responsáveis pela destoxificação irão agradecer e sua saúde permanecerá plena e longa e com certeza irá reduzir o líquido e a gordura que ganhou.

Dr. Leandro Freire Santana
Nutricionista Esportivo
CRN/1 8331

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ana Lúcia
    24 Mai 2019 às 22:19

    Amei a explicação!

  • Morena
    01 Mai 2019 às 20:47

    Lindo

  • Karina Vilella
    08 Mar 2019 às 21:01

    Como sempre nos ajudando com seu conhecimento. Quantas verdades!

  • Patricia Silva
    07 Mar 2019 às 11:23

    ótimo artigo , sem duvidas muito esclarecedor.

  • Dorislea Leal Assis
    07 Mar 2019 às 06:04

    Amei ler este artigo

Redes Sociais

Sitevip Internet