Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

nesta sexta

Espetáculo beneficente de 'Cameratas de Concerto' homenageia 300 anos de Cuiabá

Foto: Divulgação

Espetáculo beneficente de 'Cameratas de Concerto' homenageia 300 anos de Cuiabá
Um espetáculo beneficente em homenagem aos 300 anos de Cuiabá acontece nesta sexta-feira (15) no teatro Zulmira Canavarros, localizado na Assembleia Legislativa (AL/MT). Com participação do coral municipal da Capital, sob a regência de Carlos Taubaté, e da Orquestra Jovem de Nova Mutum, sob a regência de Edmar Nascimento, o concerto vai arrecadar alimentos para a população carente.

Leia também:
Artistas organizam espetáculo em homenagem a André D’Lucca; ator saiu da UTI
 
De acordo com a assessoria, a apresentação começa às 20h e é uma iniciativa do iniciativa do Instituto Fernando Pereira, por meio de sua Camerata de Concerto. Os destaques do repertório, que será executado em dez apresentações, são peças como Mourão, por Guerra Peixe; Concertino 1972, por Ernest Mahle; Suíte São Paulo, de Gustav Holst; Romaria, por Renato Teixeira; Pout Pourri Cuiabano; Ai que saúde d’oce; Caçador de Mim; Casa de Bem Bem; A Lua e Eu Sou de Cuiabá.
 
“A Camerata é a celebração da música de concerto mato-grossense. Nasce da sua cultura regional, no diálogo entre o tradicional europeu e a espontaneidade mato-grossense”, explica o violinista e mestre em Música pela Academia Nacional da Bulgária, Fernando Pereira. Segundo ele, a Camerata é o produto de excelência dos trabalhos de formação musical em cordas friccionadas do instituto que leva seu nome.
 
Guilherme Chaves, produtor executivo de um projeto que levará a Camerata a fazer onze apresentações em Cuiabá e quatro no interior em 2019, destaca que desde 2015 a Camerata apresenta espetáculos e oficinas musicais em MT. “Assim, vem popularizando repertórios, formando plateias e capacitando artistas para a cadeia produtiva na música da região da baixada cuiabana e entorno, tornando o Instituto responsável pela formação dos maiores artistas nas cordas de arco no estado”.

Pereira ressalta que o projeto foca sempre na alta performance instrumental, dirigida ao mercado de orquestras e solistas. “A Camerata de Concerto possui uma programação que desde a sua fundação destaca-se por ser uma alternativa cultural, e local, de democratização da música. Com temáticas tais quais Sonata, Rapsódia, Serenatas e Paisagem Sonora, leva ao grande público conceitos da música tradicional de concerto ao universo do comum, sendo assim, ferramenta de acesso à arte de forma entretida e despretensiosa”.
 
Serviço

Camerata de Concerto – Homenagem aos 300 anos de Cuiabá
Onde: Teatro Zulmira Canavarros, Assembleia Legislativa (AL).
Quando: sexta (15), às 20h
Entrada: Dois quilos de alimentos não perecíveis
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet