Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

comemoração 300 anos

Mostra astronômica tem observação gratuita do céu de Cuiabá com telescópio

Foto: Reprodução

Mostra astronômica tem observação gratuita do céu de Cuiabá com telescópio
No mesmo dia em que Cuiabá comemora seu tricententário, é comemorado também o Dia Mundial da Astronomia. Pensando em unir as duas datas, a direção do Instituto de Física da UFMT criou uma extensa programação gratuita e aberta ao público, que inclui oficinas, como de foguete, palestras, mostras e, também, promove a observação do céu da capital, tudo na próxima segunda-feira (8).

Leia também:
Maior ‘Superlua’ de 2019 acontece na noite desta terça-feira

De acordo com a agência de notícias Space News MT, esta é a quarta edição do Minicircuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”. O projeto, segundo a diretora do Instituto de Física, Iramaia de Paulo, nasceu há quatro anos e o objetivo é oferecer uma forma de apresentar a ciência através da diversão.

Para participar de algumas atividades é necessário se inscrever (AQUI). O evento acontece entre às 9h e 22h. Veja a programação completa:

Oficinas

Oficina: Montagem de Foguete de Garrafa PET 
Oficina: Montagem de Nebulosas em Garrafinhas
Oficina: Descobrindo o Sistema Solar (PARA CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS)
Oficina: Montagem de Telescópios Galileanos Caseiros
Oficina: Descobrindo os anéis de Saturno e Fases da Lua (PARA CRIANÇAS DE 4 A 7 ANOS)
Oficina: Fenômenos Óticos: Holograma Virtual
Oficina: Fenômenos Óticos: Óculos Google Cardboard
Oficina: Slime Astronômico, uma espécie de massa viscosa que tem encantado a criançada (PARA CRIANÇAS DE 5 A 10 ANOS)
 
Palestras

 
Palestra: Luz: nossa mais antiga janela para o universo – Prof. Dr. Eduardo Curvo
Palestra: O Sol e Suas Manchas Solares.  – Mestre Jonh Billy
Palestra: Uma Viagem Cinematográfica pelo Espaço. – Prof. Dr. Letícia Copanema
Palestra: Um lugar entre as estrelas. – Mariane Dias Gomes, Alice Marques Aredes Rodrigues, Carolina Moura Leite de Figueiredo e Laís dos Anjos de Jesus Silva
Palestra: Projetos de colonização (prêmio da NASA) – Prof. Dr. Georgio Gaviraghi
Palestra: Proximidade de Estrelas.- Gabriel Rodrigues de Souza
Palestra: Interestelar e a Física de Buracos Negros – Admilson Jr. e Bruno Santos
Palestra: A Natureza do Universo – Prof. Dr. Alberto Sanoja
 
Mostras
 
Mostra: Além da Astronomia – Na astronomia há, certamente, muitos fenômenos que encantam boa parte da população. Há,  porém, outros fenômenos físicos tão fascinantes quantos os que observamos na astronomia.  Nessa mostra, os visitantes serão guiados por instalações experimentais sobre esses outros fascinantes fenômenos naturais. (Essa Atividade não necessita de inscrição, será de acesso livre e contínuo aos visitantes).
 
Mostra: FisicArte – O projeto FisicArte une ciência e arte de uma maneira pouco vista. Permite aos visitantes se deliciarem com a perfeita união entre a beleza artística e a científica. Nessa mostra, os visitantes serão conduzidos por instalações que permitem ver o som,  brincar de simular o movimento de astros no tecido espaço-tempo, entre outras instalações encantadoras. (Essa Atividade não necessita de inscrição, será de acesso livre e contínuo aos visitantes).
 
Mostra: Equipamentos de observações e fotografias astronômicas – Ao observar fotos astronômicas, não tem se tem noção de como são registradas e quais os equipamentos necessários para realizar tais registros. Nessa mostra serão expostos os equipamentos necessários para realizar esse tipo de fotografia. Além dos instrumentos fotográficos em si, serão expostos também os telescópios usados para a observação astronômica e que serão utilizados na observação do céu, à partir das 19h, como parte da programação do IV minicircuito de astronomia. (Essa Atividade não necessita de inscrição, será de acesso livre e contínuo aos visitantes).
 
Filme:“Einstein e Eddington” – Retrata a relação entre o físico alemão Albert Einstein e o astrônomo inglês, Arthur Eddington, durante a primeira guerra mundial, em que Alemanha e Inglaterra eram países inimigos. Apesar das dificuldades causadas pela guerra, o empenho de Einstein e Eddington pela verdade e o avanço cientifico os leva a manter uma correspondência, durante a qual Einstein formula sua teoria da Relatividade Geral e Eddington faz o possível para confirmá-la. A confirmação torna a Einstein mundialmente famoso e a sua teoria amplamente aceita.

Horário: 17h30 às 19h
Local: Instituto de Física Sala: Telma Cenira
Essa Atividade não necessita de inscrição, será de acesso livre aos participantes até a capacidade do auditório

Observação Astronômica: DESCOBRINDO O CÉU DE CUIABÁ COM USO DE TELESCÓPIO
Local: Atrás da Biblioteca da UFMT a partir das 19h até 22h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet