Olhar Conceito

Sábado, 19 de setembro de 2020

Notícias / Cuiabá 300 anos

“Batman cuiabano” faz a alegria de crianças em tratamento contra o câncer

Da Redação - Thaís Fávaro

06 Abr 2019 - 14:40

Foto: Olhar Conceito

Luiz Miguel de Farias Junior é o Batman cuiabano

Luiz Miguel de Farias Junior é o Batman cuiabano

Inspirado no famoso personagem da DC Comics, o músico Luiz Miguel de Farias Junior, de 30 anos, conhecido como o “Batman cuiabano”, anda pelas ruas da capital com seu Batmóvel e caracterizado com roupa, mascará e capa preta, mesmo com o forte sol da capital mato-grossense. Luiz participa de eventos como festas e aniversários, mas seu principal foco é o serviço como voluntário no Grupo Cia do Sorriso, onde faz a alegria das crianças que estão em tratamento contra o câncer na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

Leia mais
Policial civil lança livro de ficção com ‘romance criminal’ nesta quinta-feira

Despertando a curiosidade por onde passa, o Batman cuiabano enfrenta o forte calor da capital sem sair do personagem. Com uma fantasia importada dos Estados Unidos, luvas, mascará e capa de couro. O artista começou a se caracterizar de Batman em 2008, após ganhar um carro dos pais, um modelo Gol G3 preto. “De tanto assistir filme do Batman eu falava que ia ter um Batmóvel, sou fã do Batman, Cosplay, Cosmaker e colecionador do Batman. Assim veio o personagem. O Batman me escolheu”, afirma.

Assim como o super-herói de Gotham City ajuda a sociedade a combatendo o crime, o nosso super-herói cuiabano ajuda em causas sociais pelo Estado. Há dois anos, Luiz se tornou voluntário no grupo Cia do Sorriso, grupo que ajuda crianças que estão enfrentando um doloroso tratamento contra o câncer. Para ele o trabalho como voluntário é gratificante e ao mesmo tempo muito difícil. “A gente vê as crianças lá, naquela situação e sente que tem que ser forte para passar isso pra elas, mas quando a gente vai na casa das famílias e vê a verdadeira situação que aquela família passa, de faltar leite, faltar alimento, realmente é difícil segurar a emoção”, revela. 



Morador do bairro Baú, em Cuiabá, Luiz conta que a casa atrai muitos curiosos que param para tirar fotos e tentar “conhecer” o Batman. “Eu coloquei um refletor no telhado, perto da antena, como o do Batman mesmo, isso atrai muitos curiosos. Às vezes é madrugada e eu acordo com os cachorros latindo, sei que tem gente lá na frente tirando foto”.

Ele conta com orgulho que recebe total apoio dos pais, que incentivam e acabam entrando na brincadeira. A mãe, dona Julieta é chamada de Mulher Maravilha e o pai, Luiz Miguel, é chamado de Super Homem. “Até a senhora que trabalha lá em casa acaba participando porque algumas pessoas chamam ela de Alfred (nome do personagem que faz o mordomo do Batman na história original)”.

Com uma coleção com mais de 10 mil itens relacionados ao tema. Ele conta que muita coisa foi comprada por ele durante todos esses anos, mas como as pessoas o conhecem pelo personagem, ele acaba ganhando vários presentes também como revistas, bonecos e chaveiros. Hoje Luiz possui dois carros caracterizados e uma “batmoto”.



O Batman cuiabano é frequentemente convidado para animar aniversários infantis e eventos do mundo Geek, mas sua principal renda vem das aulas de música, o universo cosplay ainda não lhe rende o valor suficiente para se manter financeiramente. Ele conta que já passou por algumas situações complicadas por causa do personagem. “O carro é todo adaptado, as placas também eram personalizadas e um dia me ligaram dizendo que tinham roubado as placas, fiquei chateado, mas faz parte. Hoje o carro fica com a placa normal do Detran, mas nos eventos eu coloco outra placa por cima. Toda vez que o carro vai para oficina eu preciso avisar o pessoal que talvez alguém queira parar lá para ver o carro”, comenta.

Solteiro e dono de um grande coração, Batman está à procura de alguém para andar ao seu lado. “Estou à procura da Mulher Gata, Mulher Maravilha ou de uma Arlequina para mim”, avisa. Para quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho do artista, pode acessar sua página no Facebook

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Andersen Senna
    07 Abr 2019 às 14:17

    BATMAN dos terceiro mundo.

  • Thiago Rodrigo
    07 Abr 2019 às 10:49

    lembro que fui vizinho de rua dele, no começo achava baiano o gol preto cheio de adesivos, mas depois se conseguiu deixar mais “agressivo”, porém, eu comecei a ver com outros olhos e vejo que ele está certo, faz da vida dele como deve ser, como gosta de ser, não importando o que eu acho ou outros achem, e aí vejo que na vida aprendemos que não se julga o livro pela capa, muito legal, parabéns!!!!

  • RENNER
    07 Abr 2019 às 09:12

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Luciano
    06 Abr 2019 às 23:25

    Cara gente boa parabéns

  • Juracy Ady
    06 Abr 2019 às 17:09

    BATMAN subnutrido. Mas bom coração.

Redes Sociais

Sitevip Internet