Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

cuiabaneria

Filha de ribeirinhos une sabores da terra e técnicas de confeitaria em novo empreendimento

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Filha de ribeirinhos une sabores da terra e técnicas de confeitaria em novo empreendimento
O sabor dos doces raspados direto do tacho, no fogão à lenha de sua mãe, na comunidade ribeirinha de ‘Varginha’, em Santo Antônio do Leverger, nunca deixou a memória da cuiabana Kelle Cristina, 32. Mesmo nunca tendo estudado gastronomia formalmente, seu apresso pelas técnicas e a memória afetiva a acompanharam a vida toda e, há cerca de duas semanas, ela decidiu unir os dois e inaugurou o ‘Cuiabaneria’.

Leia também:
Apaixonada por Harry Potter e cozinha, cuiabana cria os ‘Quadribrownies’

“A minha vontade sempre foi usar as técnicas de confeitaria clássica que eu aprendi com testes, pesquisas e cursos informais, com as coisas que eu aprendi lá atrás com as minhas tias no sítio. Nem que não usar especificamente aquelas técnicas, mas aqueles sabores. E tentar trazer isso pra confeitaria, que é algo que não tem, só tem específico, ou é cuiabano e é daquele jeito, ou é confeitaria e é desse jeito. Quero tentar unir essas coisas”, contou Kelle ao Olhar Conceito.

A cafeteria fica dentro do Metade Cheio, espaço onde Kelle trabalha já há alguns meses, como bartender e caixa. Antes disso, ela passou por diversos restaurantes (em setor de recepção ou administrativo), e teve duas sociedades para trabalhar com encomendas de doces e bolos, que funcionaram por um tempo, mas depois não deram mais certo.

“Eu tinha a motivação de abrir uma coisa só minha, de repente tentar conseguir fazer alguma coisa nesse sentido... Gosto muito da parte das encomendas, mas também recebi apoio de outras pessoas, como meu noivo, que está comigo no café, minha mãe, minhas filhas, que de vez em quando vêm e dão uma mão... e a gente topou essa, com apoio do Alexandre”, conta.

Alexandre Cervi é o proprietário do Metade Cheio, que concordou em dividir o tempo e o espaço com Kelle. “Aí ocupa esse espaço, que estava fechado durante o dia, e dialoga com outras coisas que vieram ao mesmo tempo”, conta Kelle. Além do ‘Cuaibaneria’, funcionam também no Metade Cheio, durante o dia, o sebo Rua Antiga e um brechó.

Cardápio

Ainda pensando em unir as técnicas que aprendeu durante a vida – grande parte enquanto morava no bairro da Lixeira, e não tinha nenhuma padaria por perto – e os sabores tradicionais, Kelle colocou no cardápio misturas inusitadas, como croissant com recheio de mojica de pintado (purê de mandioca com pintado e o tempero da mojica), e o bolo de arroz cuiabano, mas salgado ao invés de doce, e recheado com carne seca e tomate.

Croissant de mojica de pintado (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Estou tentando também usar geleias de sabores daqui. Eu fiz geleia de cupuaçu, geleia de cajamanga, e tento usar isso nos recheios dos bolos e nos ovos de páscoa também”, conta a confeiteira. Além destes, segundo Kelle, seus bolos que mais fazem sucesso são o de três chocolates (chocolate branco, ao leite e meio amargo), e a torta de banana com doce de leite.

Torta de banana com doce de leite (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Dentre as bebidas, as principais são o café gelado (café batido com gelo, chantilly, brigadeiro na borda e uma barrinha de chocolate belga) e o capuccino (gelado, com sorvete de creme, chantilly e brigadeiro).

Café gelado (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Serviço

Cuiabaneria
Endereço: Rua Comandante Costa, 381
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 16h
INSTAGRAM
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet