Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Treinador Gil Melo

Treinador Gil Melo

Treinar em jejum emagrece? Veja vantagens e desvantagens

Treinar em jejum emagrece? Veja vantagens e desvantagens
O exercício aeróbico em jejum, também conhecido como AEJ, é um método de treino utilizado por muitas pessoas com o objetivo de emagrecer mais rápido. Esse exercício deve ser feito em baixa intensidade e normalmente é feito em jejum logo depois de acordar. O AEJ tem como princípio fazer com que o corpo utilize as reservas de gordura para gerar energia, já que durante o jejum as reservas de glicose foram esgotadas.

Leia também:
“Cuide bem do seu corpo, você mora nele”, diz treinador

Esse tipo de treino ainda está em estudo e é muito discutido entre os profissionais, pois pode levar a um desequilíbrio no organismo, como desconforto ou hipoglicemia, sem necessariamente haver emagrecimento. Até mesmo a quebra de proteínas e, consequentemente, a perda de massa muscular pode acontecer. Para solucionar essa questão, algumas pessoas optam por tomar algum tipo de suplementação, como o BCAA, que é um suplemento constituído por aminoácidos capaz de prevenir a perda muscular, porém isso pode desconsiderar o jejum.

Como fazer

O exercício aeróbico em jejum deve ser feito logo pela manhã, sem consumo de suplementos, como BCAA ou limão. Deve ter intensidade baixa, sendo recomendado uma caminhada de 20 a 45 minutos. É importante beber água antes, durante e após o exercício e evitar realizá-lo todos os dias ou por um período prolongado, pois o AEJ perde sua eficiência a longo prazo. 

Vantagens e desvantagens do AEJ

O AEJ deve levar em consideração várias questões para que possa ser vantajoso para a pessoa. Para ter resultados satisfatórios, deve-se levar em conta, o tipo de alimentação, tendências hipoglicêmicas, condições cardiovasculares e condicionamento físico. 

Algumas vantagens do AEJ são:

O alimento é processado mais rapidamente, pois há diminuição da produção e aumento da sensibilidade do organismo à insulina; 

Aumento da massa muscular, pois há um estímulo na produção do hormônio do crescimento, o GH; 

Aumento no gasto calórico;

Perda de gordura, pois o corpo passa a utilizar a gordura como primeira fonte de energia.

Embora tenha várias vantagens, é importante evitar realizar o treino aeróbico em jejum todos os dias, pois é um método pouco eficiente a longo prazo, uma vez que o corpo pode ser levado a um estado de economia de energia, em que há diminuição do gasto de energia durante o exercício.

Assim, algumas desvantagens do AEJ são:

Desmotivação durante os exercícios aeróbicos;

Diminuição da performance no exercício;

Desequilíbrio no organismo;

Maior chance de desenvolver doenças;

Enjoos;

Desmaios;

Tontura;

Perda de massa muscular pelo aumento da quebra de proteínas, no caso de exercícios praticados em jejum com intensidade elevada.

Para que o execício aeróbio em jejum tenha benefícios, é preciso ser indicado e acompanhado por um profissional capacitado e credenciado, pois depende muito das características da pessoa(individualidades).

O treino aeróbico em jejum emagrece?

Se o treino for realizado com baixa intensidade, em dias alternados e com orientação profissional, sim. O AEJ se baseia no fato de que no jejum o corpo utiliza todo o estoque de glicose para manter as funções do organismo, sendo assim mais fácil para o corpo utilizar os estoques de gordura para gerar energia para a atividade física logo pela manhã.

No entanto, esse tipo de treino se mostra mais eficaz naquelas pessoas que possuem uma dieta com baixa quantidade de calorias, já possuem condicionamento físico e que o corpo naturalmente já consegue utilizar a gordura como fonte de energia primária. Além disso, para que possa haver emagrecimento de fato com o exercício em jejum, é importante beber água antes e durante o exercício e realizar atividade de baixa intensidade, como uma caminhada por exemplo, por um período de mais ou menos 40 minutos.

Caso o exercício realizado em jejum tenha uma intensidade muito elevada, como corridas intervaladas ou HIIT, pode haver perda de massa muscular e ainda tontura, desmaios ou enjoos.

Qual a melhor forma de emagrecer?

Já é comprovado cientificamente que o emagrecimento está diretamente relacionado com a alimentação balanceada, duração e intensidade dos exercícios.

O exercício aeróbico em jejum, apesar de ter potencial de aumentar a utilização de gordura para gerar energia, está mais associado à perda de massa muscular, que de fato ao emagrecimento, pois muitas pessoas acabam por fazer esse tipo de exercício sem uma orientação adequada.

Por isso busque uma equipe multidisciplinar para otimizar seus resultados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet