Olhar Conceito

Notícias / Religiosidade

Festa de São Benedito será realizada no Centro de Eventos do Pantanal e espera 40 mil pessoas

Da Redação - Isabela Mercuri

05 Mai 2019 - 08:20

Foto: Tchélo Figueiredo

Festa de São Benedito será realizada no Centro de Eventos do Pantanal e espera 40 mil pessoas
A tradicional festa de São Benedito, que acontece em 2019 a partir do dia 2 de julho, terá sua parte festiva realizada no Centro de Eventos do Pantanal. A mudança, segundo o coordenador deste ano, Joaquim Curvo, foi feita para que o local tenha melhores estruturas para receber o público.

Leia também:
Comemoração do aniversário de Várzea Grande terá missa, feira gastronômica e mais

“Nós resolvemos, devido a ser a comemoração dos 300 anos de Cuiabá, fazer uma festa maior do que as outras. E ao redor da igreja tem problema de acessibilidade para as pessoas idosas, que são nosso público. Tem dificuldade de estacionamento, segurança ao estacionar longe da igreja... então tudo isso nos levou [a mudar]. E também por achar que vai ser uma festa bem maior do que nos anos anteriores”, contou ao Olhar Conceito. Segundo Curvo, se normalmente a festa recebe entre 8 e 10 mil pessoas, desta vez o esperado são 40 mil.

Para chegar a essa decisão, no entanto, o coordenador teve que aprovar a nova ideia com as 25 comunidades que compõem a paróquia. “Isso foi discutido exaustivamente, foram dados os motivos, então foi discutida a oportunidade de fazer [em outro local] esse ano”.

Não há como dizer, no entanto, se a mudança é ou não definitiva, já que isso é decidido a cada ano. “Nós mudamos também o sistema”, explica o coordenador. “Antigamente era reinado, com rei e rainha, e vários cargos. Este ano todo mundo pode ser rei e rainha, pode ser festeiro. Somente com o pagamento de uma joia a pessoa se torna festeira. E dentre os festeiros, a gente vai escolher as pessoas que vão participar carregando a coroa de rei e rainha”.

Apesar da mudança da parte festiva, as missas continuam acontecendo do lado de fora da Igreja de São Benedito. A procissão também vai manter o mesmo percurso.

Programação

Como acontece todos os anos, a programação da Festa de São Benedito começou bem antes do evento propriamente dito. Na última terça-feira, dia 30 de abril, os festeiros visitaram a Prefeitura de Cuiabá, e nos próximos dias continuam a peregrinação por alguns pontos da cidade.

No próximo dia 19 de maio, acontece a ‘Domingueira’, no Salão de Festas da Igreja Santa Edwiges, a partir das 11h. O evento terá almoço, música ao vivo, e será feito com doações dos cozinheiros de Cuiabá, devotos de São Benedito. O convite custa R$30 por pessoa.

Confira a programação completa dos dias da festa:

2 de julho, terça-feira

5h – Levantamento de mastro    
Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
 
4 de julho, quinta-feira

5h – Missa Campal e Chá com Bolo
Local: Praça do Rosário
18h às 23h – Shows regionais, atrações culturais e feira gastronômica com comidas típicas
Local: Centro de Eventos do Pantanal
 
5 de julho, sexta-feira


5h – Missa Campal e Chá com Bolo
Local: Praça do Rosário
18h às 23h – Shows regionais, atrações culturais e feira gastronômica com comidas típicas
Local: Centro de Eventos do Pantanal
 
6 de julho, sábado


5h – Missa Campal e Chá com Bolo
Local: Praça do Rosário
18h às 23h – Shows regionais, atrações culturais e feira gastronômica com comidas típicas
Local: Centro de Eventos do Pantanal
 
7 de julho, domingo

5h – Missa Campal e Chá com Bolo
Local: Praça do Rosário

17h – Procissão
Local: Praça do Rosário

11h às 15h – Almoço com comidas típicas e atrações culturais
Local: Centro de Eventos do Pantanal

28 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Cuzão
    27 Ago 2019 às 15:13

    Hsbsdgysduh sub cugd 7ch

  • Adevair
    26 Jun 2019 às 14:06

    O Corpo de Bombeiros Militar aprovou e colocou em vigor a Norma Técnica que trata sobre eventos temporários. O objetivo da NTCB nº 06/2016 é estabelecer os requisitos mínimos necessários para a realização de eventos temporários, visando a proteção da vida humana e do patrimônio. A norma foi instituída por meio da Portaria N° 003/DSCIP/CBMMT/2016, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circula nesta sexta-feira (05.02).

  • Professora
    11 Jun 2019 às 20:34

    Uma pena , essa mudança tira a característica da festa , o bom é você terminar a procissão e jantar lá na igreja como faremos agora ? Iremos a procissão e para comer a Maria Isabel teremos q ie ao centro de eventos ? Isso chega a ser uma falta de respeito com os cuiabanos em especial aos mais antigos e tradicionais . O ônibus que vai para o centro de eventos é o 250 demora uma eternidade , a prefeitura vai disponibilizar ônibus gratuito para as pessoas de baixa renda e as que não tem carro irem para aquele local de tão didicil acesso ?

  • Tchelo
    10 Jun 2019 às 08:11

    Podia botar meu credito na porra da foto neh?

  • Dulciane
    09 Jun 2019 às 15:41

    Estou aqui imaginando.... vou a missa aí tenho que sair de lá e ir para o Centro de eventos. Mais terá ônibus para quem precisa? Claro que a população reclamando vão colocar saindo dali.... Não gostei da idéia, pois a festa de Santo é delicioso por causa, das pessoas juntas, encontrar conhecidos e do calor humano. Não vou sair da procissão e pegar o carro e ir para o Centro de eventos. Será que vão cobrar entrada???

  • Cuiabano
    08 Jun 2019 às 16:25

    Uma vergonha !! Tirar uma festa tão tradicional e importante e levar para um lugar distante e o pior ainda cobrar entrada !! A festa tem mais de 100 anos e vem querer reformar a cozinha agora ?? Coitado mesmo e das pessoas mais humildes e a cuiabania esses são os verdadeiros donos da festa ! Chateado demais com esses políticos safados.

  • Eita
    05 Jun 2019 às 16:28

    Gente eles tão reformando a cozinha. Mudar a festa oi não ter a festa é melhor mudar o lugar só. Povo precisa ser mais compreensível.

  • Carla
    06 Mai 2019 às 19:05

    Que absurdo. Uma festa histórica e no aniversário dos 300 anos de Cuiabá resolvem desrespeitar o santo padroeiro da cidade. Triste, tomara que seja o único ano a fazer isso. A festa na igreja lembra a população da sua fé, no centro de eventos é só mais um evento. Não será uma festa uma homenagem a São Benedito, será um evento lucrativo. Triste.

  • Benedito Paulo
    06 Mai 2019 às 16:47

    Basta resolver o problema da ILHA DA BANANA. Falta vontade!!!

  • CURIMBATÁ
    06 Mai 2019 às 14:48

    É FESTA DE SANTO OU EVENTO PÚBLICO? SÃO COISAS DISTINTAS. É ABERTO AO PÚBLICO PORÉM SEGUE UMA LITURGIA. COM A PALAVRA O ARÇE, QUE NÃO É SOMENTE O BISPO, O ARCEBISPO. *

Redes Sociais

Sitevip Internet