Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

DESTAQUE

Projeto do Museu do Artesanato do Sesc Casa do Artesão é finalista em prêmio do Iphan

Foto: Divulgação

Projeto do Museu do Artesanato do Sesc Casa do Artesão é finalista em prêmio do Iphan
PROJETO DO SESC CASA DO ARTESÃO/MAMT É FINALISTA EM PRÊMIO DO IPHAN

Um bom modo de difundir a identidade de um lugar e suas tradições é revelar a produção material representada pelo artesanato. Por meio de atividades educativas o Sesc Casa do Artesão/ Museu do Artesanato de Mato Grosso dedica-se estimular o reconhecimento deste valor histórico em Cuiabá.

A iniciativa lhe rendeu um espaço entre os finalistas na categoria Ações Educativas da 26º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os vencedores serão conhecidos nos dias 12 e 13 de agosto em Brasília (DF). O vencedor de cada categoria receberá troféu e R$ 20 mil em dinheiro.

Uma das propostas de atuação do Museu do Artesanato sediado na Casa do Artesão é realizar oficinas, cursos e palestras para um público, composto por visitantes, turistas, estudantes e a comunidade local que é levado ao questionamento e investigação dos temas debatidos ao conhecerem o acervo do museu, o processo de produção artesanal e o valor cultural de cada peça.

Marciane de Souza, historiadora da Casa do Artesão, explica que todas as pessoas são agentes históricos e participam da construção da memória social. “Conhecer o valor cultural do artesanato, que é carregado de sentimento e identidade, é uma forma importante de valorizar a nossa história e tradições”, explica.

Nesta edição do prêmio, 76 ações foram selecionadas entre as 233 inscritas nos 27 estados Brasileiros. A premiação é uma homenagem ao primeiro presidente do IPHAN e foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

Categorias do prêmio:

• Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais

• Patrimônio Material: Bens Móveis e Acervos Documentais

• Patrimônio Imaterial

• Patrimônio Arqueológico

• Políticas públicas, programas e projetos governamentais

• Responsabilidade Social

• Comunicação e mobilização social

• Ações Educativas

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet