Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

SESC AMAZÔNIA DAS ARTES

Monofoliar apresenta hoje à noite no Sesc Arsenal, música contemporânea que resulta de anos de pesquisa

Foto: José Medeiros

Monofoliar apresenta hoje à noite no Sesc Arsenal, música contemporânea que resulta de anos de pesquisa
Monofoliar dá continuidade à turnê do projeto SESC Amazônia das Artes e lança seu 1º CD

Transitando sempre por ambientes musicais que vão da música de concerto ao nobre choro, Estela Ceregatti, Jhon Stuart e Juliane Grisólia, o grupo Monofoliar mostram que essas experiências lhe trouxeram refinamento e o que é melhor, aval para se lançar em experimentações musicais extra-sensoriais. O resultado pode ser conferido hoje, no lançamento do primeiro CD, intitulado “Monofoliar”. Em palco, eles vão além e convergem música e artes cênicas.

Incorporando o projeto “Sesc Amazônia das Artes”, a segunda etapa da circulação começa em Cuiabá, onde hoje, no teatro do SESC Arsenal, às 20h eles revelam em oito faixas, o resultado de pesquisas que desenvolvem desde 2009.

Os compositores entrelaçam as influências diversas e revelam sonoridades descobertas por meio dos experimentos com timbres, gêneros e ritmos universais, além da utilização do folclore e instrumentos regionais utilizados como meio de expressão universal, como o mocho cuiabano, o didgeridoo australiano ou o derbak árabe.

“Nos encontros musicais com Jhon e Ju, percebíamos muitas confluências entre o que ambos concebíamos como arte, tanto musical, espiritual, quanto visualmente”, resume Ceregatti. “E muitas minúcias comuns foram percebidas a partir do início das composições e ensaios”, completa Jhon. Entre elas, as influências de Hermeto Pascoal, da música de concerto, da música étnica, entre outras, pra ficar só nas mais evidentes.

Como é de praxe em todo trabalho independente, o Monofoliar batalha para lançar o disco desde meados de 2012, período em que a obra foi finalizada. Em busca de meios para o lançamento, eles resolveram cair na estrada. O resultado foi a aprovação de dois importantes prêmios para o grupo: o Festival Nacional FEMUSIC (Maringá-PR), no qual o grupo participou com três composições da gravação de CD/DVD, junto a outras 52 atrações de todo o Brasil, e o Projeto Amazônia das Artes, que contou com circulação em 10 estados do Brasil profundo.

Por meio do Amazônia das Artes, na primeira etapa do projeto, o grupo foi a Rondônia, Roraima, Amazonas e Acre e Tocantins, numa turnê que ainda irá atingir outros Estados da Amazônia Legal agora em agosto (Mato Grosso, Maranhão, Amapá, Piauí e Pará).

Concebido para integrar expressões artísticas – música, performance corporal, cenografia e iluminação (música cênica) – o Monofoliar pretende reforçar a idéia de que a essência é o fazer artístico, e sua vivência, o principal motivo. 

SERVIÇO

Espetáculo: SESC Amazônia das Artes Apresenta “Monofoliar”
Datas: 10 e 11 de agosto de 2013.
Onde: Sesc Arsenal.
Quanto: 1L de leite longa vida ou R$ 3
[Entrada: 1L de leite ou R$ 3,00
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet