Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

será comercializada

Concurso de cervejas artesanais acontece em Cuiabá; inscrições abertas

Foto: Reprodução / Shutterstock

Concurso de cervejas artesanais acontece em Cuiabá; inscrições abertas
Cervejeiros de Cuiabá podem se inscrever, até o próximo dia 31 de maio, para o ‘1º Concurso de Cerveja Artesanal Homebrew de Mato Grosso’, que acontece o “Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso”, nos dias 12 e 13 de julho. Os vencedores terão sua cerveja produzida e comercializada por uma cervejaria regional (Cuyabana, Heresia, Louvada ou Vandogh), sendo que o rótulo apresentará o nome do cervejeiro e o selo do festival.

Leia também:
Cervejaria cria rótulo em homenagem à ‘Manchinha’ e reverte lucro para animais carentes

O concurso é destinado a cervejeiros caseiros, e as amostras não poderão ser produzidas em estabelecimentos comerciais com equipamentos voltados para fabricação em grande escala, nem já ter sido comercializada no mercado. 
 
De acordo com a assessoria, o objetivo é incentivar a produção de cervejas caseiras, bem como fortalecer a cultura cervejeira local. Mas, acima de tudo, incentivar as pessoas a beberem com qualidade, por meio da valorização do processo artesanal. 

“A ideia é movimentar o mercado de cerveja artesanal e estimular o aprimoramento técnico dos cervejeiros caseiros a partir da análise criteriosa das amostras inscritas no concurso. A comissão avaliadora é formada por juízes do Beer Judge Certification Program (BJCP), Beersommeliers, professores, representantes de instituições dos setores de alimentos e bebidas e populares”, explica Paula Scanagatta, diretora da Up Eventos e co-idealizadora do festival.  
 
No total, quatro estilos de cerveja – baseados no Beer Judge Certification Program (BJCP) 2015 – serão contemplados em categorias: Imperial Stout, IPA, Catharina Sour e Blond Ale. Todas as amostras inscritas – que devem ser entregues no período de 2 a 9 de julho – serão avaliadas conforme os critérios estabelecidos no Guia de Diretrizes de Estilos do BJCP.  
 
Os juízes receberão todas as amostras para análise sem qualquer informação sobre a procedência ou qualquer dado a respeito da inscrição, e farão um julgamento às cegas. O resultado final será divulgado durante o festival. Além de os vencedores terem sua cerveja produzida e comercializada, os primeiros colocados em cada categoria receberão, ainda, medalhas de ouro.

Será permitida a participação de associados e não associados da Acerva-MT (Associação dos Cervejeiros Artesanais de Mato Grosso). Podem concorrer cervejeiros caseiros individuais ou em dupla, sendo que um deverá ser responsável pela amostra.
 
O “Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso” contará, ainda, com praça de alimentação, área de jogos e atrações musicais, bem como com um congresso técnico. Mais informações pelo Instagram @festival_da_cerveja.
 
Confira o edital completo do concurso de cerveja artesanal aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet