Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Tumb... O quê?

Conteúdo é foco do Tumblr, uma plataforma entre o webblogger e o twitter que virou febre

Conteúdo é foco do Tumblr, uma plataforma entre o webblogger e o twitter que virou febre
Tâmbler, tumbler, ou seja lá como você pronuncia, inicialmente o que nos importa aqui é que saiba o que é a nova mania da internet. Mas não se desespere, ao final a gente elucida esse drama da pronúncia. A plataforma criada em 2007 cresceu rapidamente nos últimos tempos, contabilizando atualmente mais de 120 milhões de usuários. O criador David Karp a define como “rede social acidental”, pois, o foco do tumblr não é o compartilhamento da “vida social”, mas de conteúdo, seja visual ou textual.Conteúdo é foco do Tumblr, uma plataforma entre o webblogger e o twitter que virou febre

Ainda que um pouco confusa sua classificação, ficando entre webbloger e twitter, o site pode ser definido como uma plataforma para auto-expressão que permite um relacionamento limitado com outros usuários. No tumblr é possível postar fotos, vídeos, textos e GIFs (imagens animadas) em sua página pessoal, escolhendo endereço, plano de fundo e todo o layout.

Além da página oficial, o usuário tem o “dashboard”, uma espécie de “página inicial” do facebook. No dashboard ficam outros tumblrs que o usuário escolheu acompanhar e há a possibilidade de gostar (favoritar), repeti-los (reblogar) e enviar uma mensagem privada para outro usuário.

A estudante de rádiojornalismo e maluca por séries, Joana Castro mantém um tumblr de “fandom” há três anos. Fandom ou mundo dos fãs é onde os usuários postam gifs, imagens e histórias sobre algum seriado, filme ou game, além disso, utilizam o espaço para discussão dos episódios, personagens e da série como um todo. Sobre as peculiaridades do tumblr Joana afirma “No tumblr eu faço amizade mais rápido. Eu conheço pessoas de toda parte do mundo, tenho amigos que moram no México, Turquia, Holanda, nos EUA. E também as notícias correm muito rápido por lá, funciona como um meio de saber o que está acontecendo no mundo, mais ou menos como um “jornal informal”.”

Visto a imensidão de tumblrs geniais existentes Brasil e no mundo, o Olhar Conceito dará dicas de tumblrs toda semana. Como essa é a primeira vez resolvemos ser generosos e listamos alguns imperdíveis. E aliás, se fala “tâmbler”.

www.comoeumesintoquando.tumblr.com Traz gifs ilustrando como o autor se sente em determinadas situações. Um clássico.

www.cabraspracasar.tumblr.com Tumblr de humor em resposta ao texto de J.R. Guzzo sobre homossexualidade, publicado da Revista Veja.

www.180cartazesprasairdafossa.tumblr.com O nome já diz tudo, se precisa sair da fossa ou de companhia pra ficar nela entra aí.

www.towerandbishop.tumblr.com O tumblr da Joana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet