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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Você sabe o que é consultoria de imagem? Profissional de Cuiabá abre escritório e oferece serviços integrados

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Você sabe o que é consultoria de imagem?  Profissional de Cuiabá abre escritório e oferece serviços integrados
Pouca gente sabe realmente o que faz uma consultora de imagem. Enquanto alguns acham que é uma pessoa que vai te obrigar a usar roupas que estão ‘na moda’, outras já imaginam uma profissional que manda cortar o cabelo e pintá-lo de alguma forma específica. O que Simara Estevam, 29, faz, no entanto, é totalmente diferente. Segundo ela, o principal objetivo é auxiliar a cliente a descobrir, em si mesma, o potencial de imagem para transmitir a mensagem que deseja. 

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Simara é catarinense, mas vive em Cuiabá há oito anos. Antes de se tornar consultora de imagem, trabalhava como gerente e com consultoria de vendas em lojas de roupas, além de ter se formado em direito. “Eu nem sabia que ‘consultora’ poderia ser uma profissão. Descobri por um acaso. Estava viajando para São Paulo, fui até a [Faculdade] Belas Artes e descobri o curso. Fiz a formação em Consultoria de Imagem e Estilo, depois visagismo com o Philip Hallawell, depois o curso de cores, e agora o último foi o método de consultoria ‘Persoona Pro’, que é a consultoria guiada pelo rosto”, contou ao Olhar Conceito.

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Há cerca de três semanas, Simara abriu um escritório em Cuiabá, onde quer oferecer todos – ou quase todos – os seus serviços de forma integrada. “O método que eu uso hoje é da consultoria guiada pelo rosto. Ou seja, o rosto como ponto de partida”, explica. “Do rosto a gente consegue entender qual é o estilo da pessoa, até onde ela quer chegar, a essência... independente de moda, do conceito do que está em passarela, a minha prioridade é entender o ser humano que está na minha frente”.

O método ‘Persoona Pro’, utilizado por Simara, tem base na neurociência, classificação de formatos de rosto no visagismo, a gestalt, a anatomia facial e corporal, os princípios de linguagem visual e a morfopsicologia. Por meio dele, é possível reconhecer uma pessoa por completo. “Antes de fazer um personal shopper, que é a assessoria em compras, antes de fazer o visagismo, que é uma análise do rosto, eu uso uma ferramenta chamada Face Telling, que é a ferramenta do curso do Persoona. Com ela a gente estuda o rosto, sobrancelha, olhos, cabelo... para criar uma identidade”, explica.

Apesar do escritório, ela também realiza atendimentos ‘externos’ como closet detox (‘limpeza’ no guarda roupa do cliente), personal stylist (montagem de looks a partir das roupas que o cliente já tem) e personal shopper (ajudar o cliente a fazer compras),. Um dos serviços que podem ser feitos separadamente, mas no espaço de Simara, é a análise de coloração pessoal, que ajuda a descobrir os tons e contrastes que se adéquam melhor ao rosto do cliente.

Exemplo de análise de coloração pessoal (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)



A Consultoria é, então, muito mais complexa e profunda do que simplesmente escolher um look ou ajudar nas compras. Por este motivo, é difícil oferecer os serviços de forma separada – por mais que Simara também os realize isoladamente. “É um processo. São passos, como se fossem elos. Hoje, se você vier fazer só a análise de coloração, a gente consegue. Mas você tem que entender que eu preciso, antes, estudar o seu caso, criar uma estratégia. Por isso que eu abri esse escritório. Porque hoje a minha consultoria é muito mais interna do que externa. Hoje ela é dividida em estratégia e prática. Se você vier até mim querendo mudar o estilo, a gente vai investigar antes. Eu não posso virar pra você e falar: isso fica lindo, é o que está em alta... eu tenho que investigar, criar uma estratégia. É também técnica, mas é muito emocional”, garante.

O atendimento, então, é único e diferente para cada pessoa. A partir de todas as técnicas que domina, Simara consegue auxiliar a cliente (ou o cliente, já que os homens estão cada vez mais procurando estes serviços) a entender como ela pode passar a mensagem que quer passar por meio de sua imagem. Por este motivo, muitos clientes a procuram, por exemplo, quando mudam de emprego, se casam ou se divorciam, fazem uma cirurgia plástica, uma bariátrica, emagrecem ou engordam, ou simplesmente quando estão com baixa autoestima ou querem ‘mudar de estilo’.



A catarinense faz questão de frisar que tudo é descoberto por meio de técnicas, que foram testadas cientificamente. “Para eu chegar e falar que o cabelo que fica legal para a pessoa é um, eu preciso entender a rotina, a idade, a profissão, o desejo de imagem... e para isso a gente faz testes de estilo, teste emocional, usa a psicologia das cores. Toda questão de imagem é inconsciente, é emocional. O cliente vem aqui para eu trazer a estratégia, mas, no fundo, a resposta já está ali. Porque ele me traz informações, eu processo, e dou uma devolutiva. Quem me guia é ele”, finaliza.

Serviço

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