Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

importância da literatura

Especialistas de todo o Brasil discutem papel de transformação das bibliotecas em evento em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Especialistas de todo o Brasil discutem papel de transformação das bibliotecas em evento em Cuiabá
A terceira edição do Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso começou na última quarta-feira (12) e segue até sexta-feira (14) em Cuiabá, com a participação de especialistas de todo o país. No primeiro dia de evento, o destaque foi para as ações e projetos de inovação desenvolvidos por estes equipamentos culturais.  

Leia também:
Biografia de Dom Pedro Casaldáliga é lançada nesta quarta-feira na UFMT

Cerca de cem representantes de Cuiabá compareceram à abertura do evento, que contou com a presença do secretário Allan Kardec (Secel), do adjunto de Cultura, Paulo Traven, além da equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, que realiza o evento. 

Na quarta (12), uma das palestrantes convidadas foi a diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo, Ana Maria da Silva. Na palestra ‘Inovação em bibliotecas públicas’, ela contou um pouco das ações desenvolvidas no Estado que culminaram em reconhecimento internacional, sendo um deles o Prêmio de Inovação EIFL, voltado para bibliotecas que utilizam tecnologias de informação e comunicação de forma criativa em projetos de alfabetização.

Outro exemplo de transformação social apresentado foi o da biblioteca municipal de Juína, que passou de uma instituição quase fechada, em 2017, para um equipamento cultural premiado e reconhecido por contribuir na efetivação de políticas públicas voltadas ao incentivo à leitura e literatura. O secretário-adjunto de Cultura de Juína, Adriano Souza, apresentou os resultados obtidos e reforçou o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, para a revitalização da biblioteca municipal.  

“Quando decidimos revitalizar a biblioteca, pensamos nela como um guarda-chuva, uma referência para as bibliotecas escolares e comunitárias. Muito além de uma mudança física do espaço, mudamos o conceito de atuação da biblioteca”, disse. Segundo o secretário, a biblioteca passou a ser um ponto de encontro para debates de movimentos sociais, culminando na criação do conselho municipal da juventude, além de realização de projetos de itinerância em comunidades mais afastadas e participação em todos os eventos da cidade.

A programação desta quarta-feira incluiu uma palestra com a ativista de biblioteconomia social e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais, Catia Lindemann, que falou um pouco sobre a experiência dela em instituições dentro de centros de ressocialização. Um dos pontos destacados foi o de que a existência da biblioteca em unidades prisionais é uma prerrogativa prevista na Lei de Execuções Penais, e apresentou histórias de sucesso de reeducandos que tiveram suas vidas transformadas a partir do acesso a projetos de incentivo à leitura e educação. “Não acredito em outra maneira de combater a criminalidade que não seja por meio da educação”.

A programação segue até sexta-feira com exemplos de boas práticas em bibliotecas públicas, palestras sobre o contexto social das bibliotecas públicas na atualidade e qual seria o cenário ideal para estes espaços culturais. Também serão apresentados resultados de políticas públicas da Secel (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, projetos da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Biblioteca Itinerante e Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca).

Entre os especialistas convidados de outros estados para compartilhar conhecimento sobre políticas públicas aplicadas em bibliotecas estão Cristian Brayner (pós-doutor em História e doutor em Literatura, ex-diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do extinto Ministério da Cultura), Catia Lindemann (ativista de biblioteconomia social e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais), Marília de Abreu Martins de Paiva (doutora em Ciência da Informação e especialista em políticas públicas de informação para bibliotecas) e Ana Maria da Silva (bibliotecária e cientista social ganhadora do Prêmio de Inovação EIFL).

De acordo com a assessoria, o objetivo é debater o papel de transformação social das bibliotecas. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e as palestras e debates acontecem no Palácio da Instrução, centro da cidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet