Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

para artistas

Mato Grosso recebe oficinas da Funarte sobre Edital Microprojetos

Foto: Marcos Vergueiro

Mato Grosso recebe oficinas da Funarte sobre Edital Microprojetos
Com o intuito de qualificar artistas, produtores e grupos da região pantaneira, situada em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para proposições de ações culturais de baixo custo, a Fundação Nacional de Artes - Funarte traz oficinas de informação sobre o Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal, nos dias 14 e 15 de agosto.

As oficinas são gratuitas e dispensam inscrição prévia. Seu objetivo é orientar e qualificar artistas e gestores culturais,
interessados em inscrever projetos no processo seletivo. As apresentações alcançam 15 municípios, nos dois estados, ao todo, sendo seis deles em Mato Grosso: Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Cáceres, Lambari D´Oeste, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço. O edital inclui estas cidades e, ainda, o município de Itiquira.

O Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal vai contemplar 48 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares, e moda. Os prêmios são de R$ 15 mil para cada contemplado. As inscrições estão abertas até o dia 5 de setembro e não serão prorrogadas.

Iniciativa da Funarte/Ministério da Cultura, o Edital representa a continuidade do programa Mais Cultura, que já possibilitou o lançamento de editais de estímulo às artes nas regiões do Semiárido, da Amazônia Legal e da Bacia do Rio São Francisco. As propostas devem contribuir para promover a cidadania cultural e ter como beneficiários jovens de 18 a 29 anos, residentes nas regiões alcançadas. O objetivo principal do programa Microprojetos é descentralizar os recursos na área cultural e interiorizar as ações da Funarte e do MinC, além de contribuir para a fixação da mão de obra local.

O total investido neste edital 2013 é de R$ 828 mil. Os recursos vêm do Fundo Nacional de Cultura (FNC) - Ministério da Cultura. O edital foi publicado no dia 8 de julho de 2013. A rodada inicial de oficinas atingiu nove municípios do Mato Grosso do Sul. Acesse informações sobre a ação nesse estado, aqui.

As oficinas de qualificação do Mato Grosso ficarão a cargo dos representantes da Funarte: José Maurício Moreira - assessor da Presidência; e Mírian Lott - Coordenadora da Funarte MG.

Sobre o Pantanal - A região do pantanal abrange os municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari D'Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antonio de Leverger (MT); e Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Sonora, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso (MS). Além da importância geográfica, o Pantanal tem destaque histórico, cultural, turístico e ambiental para os brasileiros. A região tem cerca de 500 mil habitantes.

Cronograma das Oficinas Microprojetos Pantanal no Mato Grosso

14 e 15 de agosto de 2013

ROTEIRO 1

Ministrante: José Maurício Moreira - Assessoria da Presidência da Funarte

Nossa Senhora do Livramento - 14/08, às 8h

Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Poconé - 14/08, às 14h

Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

ROTEIRO 2
Ministrante: Mírian Lott - Coordenadora da Funarte MG

Cáceres - 14/08, às 8h
Auditório da FAPAN - Faculdade do Pantanal

Lambari D´Oeste - 14/08, às 14h
Centro Social - CRAS

Santo Antônio de Leverger - 15/08, às 8h
Teatro Municipal

Barão de Melgaço - 15/08, às 14h
Auditório da Secretaria de Assistência Social
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet