Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

encerramento de semestre

MT Escola de Teatro apresenta três peças em mostra de cenas no Cine Teatro

Foto: Da Assessoria

MT Escola de Teatro apresenta três peças em mostra de cenas no Cine Teatro
A MT Escola de Teatro da Unemat, único curso tecnológico superior de teatro de Mato Grosso, apresenta, nos próximos dias 22 e 23 de julho, três peças que fazem parte de uma mostra que é realizada ao final de cada semestre. ‘Lugar Nenhum’, ‘In-Cômodos’ e ‘Urubus in Cena’ tem cerca de vinte minutos cada uma. A mostra começa às 19h30 nos dois dias e o acesso é gratuito, com proposta de contribuição de R$5.

Leia também:
Grupo de siriri é selecionado para maior festival de dança do mundo e faz rifa para pagar passagens

A escola é um resultado da parceria entre Secretaria do Estado de Mato Grosso, Unemat e os grupos Cena Onze - de Cuiabá - e Associação Artistas Amigos da Praça (Adaap) - de São Paulo.

O diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, explica que o curso, com duração de dois anos, realiza uma Mostra de Cenas ao final de cada semestre como resultado do trabalho dos aprendizes.

A primeira peça a ser apresentada, “Lugar Nenhum”, conta duas histórias paralelas, a de Pitágoras, um matemático que, apesar de muito respeitado, por uma imprecisão de coordenadas, falha terrivelmente no envio de um navio com ajuda humanitária a crianças africanas; e a de Pito, um inofensivo e ingênuo homem que cruza o alto-mar em uma pequena embarcação. As duas histórias se encontram quando Pito tem sua jornada interrompida por quatro figuras que o envolvem como réu em um julgamento sobre o erro de Pitágoras.

O segundo espetáculo da noite será “In-Cômodos”, uma comédia dramática envolvendo Klaus, o palhaço sem graça; General, o militar fanático religioso; Drª Luana, a primeira astronauta mulher a pisar na Lua; Couro, um corcunda com dificuldades em se articular verbalmente e Margot, uma menina introspectiva. Os personagens encontram-se enclausurados em estranhos cômodos e se veem obrigados a compartilhar seus íntimos incômodos.

“Urubus in Cena” será a última apresentação, e traz um velório fictício, que é encenado para uma suposta reunião familiar, composta por três irmãos e duas sobrinhas, com idades variadas. A reunião dispara uma série de conflitos familiares, questiona o símbolo paterno, que representa toda regra, moral ou atitude castradora e revela atrocidades de todos os personagens. Uma tormenta emocional varre a sala, ninguém é poupado. Tudo caminha para uma catástrofe, não existem atenuantes, todos são sempre culpados.

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Serviço

Quinta Mostra de Cenas da MT Escola de Teatro da Unemat
Data: 22 e 23 de julho, às 19h30
Local: Cine Teatro Cuiabá
Valor: Acesso Gratuito. Proposta de contribuição R$5
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet