Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

Um novo colorido

Florada de Ipês transforma paisagem de Cuiabá e encanta população; veja fotos e vídeo

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Florada de Ipês transforma paisagem de Cuiabá e encanta população; veja fotos e vídeo
Com tons de rosa, lilás e roxo, os Ipês espalhados por Cuiabá já começaram a mudar a paisagem urbana e embelezar a capital mato-grossense. Os ipês geralmente florescem nos meses de julho e agosto, após as folhas das árvores caírem para darem lugar às lindas flores brancas, amarelas e rosas, em colorido que encanta não só os cuiabanos, mas todos aqueles que passam por ali. Nos próximos dias de agosto, os ipês amarelos devem começar a florescer e mudar novamente o colorido na capital.

Leia mais
Santuário em Chapada realiza campanha para trazer elefanta resgatada de maus tratos em circo no Chile
 
O ipê tem entre 4 a 8 metros de altura, em média, e além de suas belas flores, sua casca e entrecasca têm propriedades medicinais e podem ser utilizadas para diversos tratamentos. O nome Ipê significa casca grossa e é uma palavra de origem Tupi. No território nacional pode ser visto com mais frequência nas regiões de cerrado e caatinga.


 
​De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Juares Silveira Samaniego, a previsão é que a prefeitura plante até o final do ano cerca de 15.000 mudas de árvores nativas do Cerrado por Cuiabá, entre elas, ipês de todas as cores.



Na região do bairro Goiabeiras, vários exemplares da árvore podem ser admirados. Com flores rosa ou amarelas, a florada também faz com que seja formado um “tapete” de flores pelas calçadas. O Ipê também está espalhado pelas redondezas do Palácio Paiaguás, do Parque das Águas, nas avenidas Fernando Corrêa, Lava Pés e Avenida do CPA.



A florada do Ipê só acontece uma vez ao ano e somente durante este período é possível contemplar toda a beleza da árvore. Para os que gostariam de tê-la em casa, a recomendação é de que sejam plantadas a uma profundidade considerável, de pelo menos dois metros, uma vez que suas extensas e fortes raízes podem causar rachaduras em paredes e calçadas.


 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet