Olhar Conceito

Quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Notícias / Comportamento

Moradora de MT começa a estudar aos 104 anos e sonha em ler a Bíblia

Da Redação - Isabela Mercuri

12 Ago 2019 - 14:03

Foto: Divulgação

Dona Duzinha

Dona Duzinha

Aos 104 anos, dona Duzinha dos Reis Rosa realizou, finalmente, o sonho de estudar e ser alfabetizada. Com o sonho de conseguir ler a Bíblia, ela participa de uma das turmas do projeto Muxirum, e já consegue escrever o próprio nome.

Leia também:
Estudante de MT cria ‘Clube de Astronomia’ para incentivar o interesse pela ciência

Duzinha nasceu Zumira, mas com o tempo, ganhou o outro apelido e tirou os documentos com esse nome. Natural de Minas Gerais, ela nunca pode estudar. Quando criança, morava na roça, em Minas Gerais, e o pai nunca deixou – só os homens podiam freqüentar a escola. Depois de casada, também não teve a oportunidade. “Até que tentei, mas meu marido ficou doente e acabei desistindo. O povo ia dizer que eu abandonei meu marido doente. Achei melhor ficar com ele e não estudei mais”, lembra.

Há 40 anos, ela se mudou para Mato Grosso, e vive atualmente em Araputanga (345km de Cuiabá).Aposentada, tem muitos netos e bisnetos e uma das netas, que mora na parte dos fundos da casa, é quem cuida dela. Ela ainda prepara suas próprias refeições e faz alguns serviços domésticos.

Como mudou de nome, dona Duzinha perdeu o contato com os familiares de Minas Gerais. Em Mato Grosso, a professora Sandra Regina é a responsável por sua alfabetização, e foi quem a incentivou a se inscrever no projeto Muxirum. Ela conta que conheceu a aposentada durante um culto na igreja que as duas frequentavam.

“Quando estava montando a turma de alfabetização, a procurei para saber se não tinha interesse em estudar e ela aceitou na hora”, lembra. “Ela quer escrever seu nome em toda aula, por isso, faço um exercício somente para ela. Outro dia, durante a aula, estava muito frio e as outras alunas estavam reclamando e queriam ir embora mais cedo. Mas ela não aceitou acabar a aula. Disse ter ido para estudar e que iria ficar até o final", completa.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Educação, o ‘Muxirum’ é um projeto de alfabetização de adultos e idosos, que tem por objetivo reduzir a taxa de analfabetismo em Mato Grosso. O curso tem duração de 270 horas, distribuídas em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais.

A ação é desenvolvida em parceria com as prefeituras municipais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, sindicatos rurais e outros segmentos organizados da sociedade mato-grossense. Em 2017 e 2018, o Projeto alfabetizou 10.165 pessoas em 31 municípios de Mato Grosso.

Para 2019, a previsão é atender os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Jangada, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Alto Paraguai, Rosário Oeste, Cáceres, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Lambari D’Oeste, Curvelândia, Araputanga e Mirassol D’Oeste.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Milton MORADA DA SERRA
    12 Ago 2019 às 21:13

    Parabéns dona Duzinha. Emocionado.

  • Silvio
    12 Ago 2019 às 20:30

    Parabéns dona Duzinha a senhora é um exemplo pra todos nós. Parabéns também a professora. Que história linda!!

  • Caique
    12 Ago 2019 às 19:13

    Isso que é força de vontade. Na torcida para que durante os estudos consiga reconhecer que universo da alfabetização também nos demonstra que a Bíblia é um livro poderoso que promover a alienação. Ninguém e livro algum deve nos dizer o que fazer e o que não fazer. Parabéns pela determinação

  • Mina
    12 Ago 2019 às 17:19

    Que lindinha, vai conseguir sim dona Duduzinha!!!

  • Servidora Pública
    12 Ago 2019 às 15:27

    Parabéns! Que exemplo de vida! História Inspiradora!

Redes Sociais

Sitevip Internet