Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

cinema nacional

Festival ‘Tudo Sobre Mulheres’ divulga filmes selecionados e terá presença de Manuela D’Ávila

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Festival ‘Tudo Sobre Mulheres’ divulga filmes selecionados e terá presença de Manuela D’Ávila
A sétima edição do Festival de Cinema Tudo Sobre Mulheres (TSM) divulgou os 31 filmes selecionados, que serão exibidos entre 21 e 31 de outubro, no CineClube Coxiponés e Cine Teatro Cuiabá. Todas as obras da mostra competitiva têm enredos que se baseiam no Universo Feminino, acerca das mais diferentes temáticas relacionadas ao cotidiano das mulheres. Além disso, a produção divulgou parte da programação, que vai contar com a presença da ex-candidata à vice-presidência, Manuela D’Ávila, e o lançamento de seu livro ‘Revolução Laura’.

Leia também:
Exposição sobre a parada LGBT e exibição de filme comemoram 50 anos de Stonewall na UFMT 

Diferentes das outras edições, em 2019 o festival será todo em Cuiabá. No último dia do evento (31/10) acontecerá a premiação, que é composta por serviços de empresas parceiras, como O2 Play, Academia Internacional de Cinema, Mistika Post, Coletivo Com as 4 e Elo Company.
 
O júri do festival é formado pela produtora Keiko Okamura, a roteirista e dramaturga Marithê Azevedo, a curadora e atual gestora do Sesc MT Fernanda Solon, o diretor de fotografia João Bertoli e o pesquisador e diretor do Festival de Cinema de Cuiabá Luiz Borges.
 
Além do lançamento do livro de Manuela (no dia 31/10), o evento contará com debates sobre Gordofobia na Mídia e Audiovisual, Protagonismo Feminino nas Artes e o painel “Protagonismo Feminino na Política”, que contará com a presença da jornalista Manuela D´Àvila, a Deputada Estadual Janaína Riva e as Deputadas Federais Benedita da Silva e Rosa Neide Sandes.
 
Selecionados
 
Entre as várias temáticas acerca do universo feminino, os filmes selecionados abordam questões importantes como a diversidade LGBTQ+, nos filmes Tea For Two (2018) de Júlia Katherine, e La Flaca (2018) de Adriana Barbosa e Thiago Zanato. As tramas constroem-se nos problemas matrimoniais de uma cineasta lésbica de meia idade e o cotidiano de uma mulher transexual mexicana.
 
A diversidade de etnias, nacionalidades e características também é marca em destaque nos filmes. Trazendo a luta de uma indígena Karajá pela preservação de sua língua e o modo de fazer de seu povo no documentário etnobiográfico Diriti de Bdè Burè (2018) de Silvana Beline, e a mudança de uma menina paquistanesa muçulmana ao Brasil, em Véu de Amani (2019) de Renata Diniz.
 
Outro ponto em comum e importante em alguns curtas são as narrativas trazendo a mulher relacionada às diferentes rotinas de trabalho. A Parteira (2019) de Catarina Doolan traz a história de uma parteira potiguar, enquanto Peixe (2019) de Yasmin Guimarães e Gabriel Quintão emerge-nos no cotidiano de Marina, uma jovem mineira que realiza entregas com sua bicicleta.
 
A questão racial também é destaque nas temáticas audiovisuais. No documentário Filhas de Lavadeira (2019), Edileuza Penha de Souza apresenta histórias de Mulheres Negras que graças ao trabalho árduo de suas mães puderam ir para escola e refazer os caminhos trilhados pelas suas antecessoras.
 
O evento homenageia a produtora paulista Debora Ivanov, atual diretora da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Debora já produziu mais de 70 longas metragens, e teremos uma Mostra deles em sua homenagem com quatro títulos: “Lobo Atrás da Porta”, “Chega de Saudade”, “Querô” e “Que Horas Ela Volta?”
 
Todos os premiados e homenageados receberão a tela troféu, que este ano é da artista Ruth Albernaz, intitulada “Maria Taquara Onírica” - uma delicada representação de um dos ícones cuiabanos, a revolucionária Maria Taquara.
 
O 7º Tudo Sobre Mulheres é uma realização da Cumbaru Produções Artísticas, e conta com o patrocínio do Shopping Estação Cuiabá, e os seguintes apoios: Rádio Cultura, Universidade Federal de Mato Grosso, Sala da Mulher (Ass. Legislativa), Colégio Fato, BPW, Aline Wendpap Assessoria, Ana Bugs Podologia, Cafeína Conteúdos Inteligentes, Cineclube Coxipones, Cult Produção de Conteúdo Inteligente, Donna Car, Genius Publicidade, Editora Tanta Tinta, Môlera Filmes, Kinin Filmes Independentes, Pequi Com Câmera e MTO2 Produções.
 
Confira os selecionados:
 

A Bicicleta, de Milena Ribeiro (GO)
A Bolsa, de Deborah Perrotta, Jason Tadeu, e Marcela Cardoso (SP)
A Parteira, de Catarina Doolan (RN)
Alfazema, de Sabrina Fidalgo (RJ)
Almofada de Penas, de Joseph Specker Nys (SC)
Beat é Protesto - O funk pela ótica feminina, de Mayara Efe (SP)
Bodas, de Alexia Maltner (RJ)
Diriti de Bdè Burè, de Silvana Beline (GO)   
Duas em um,  de Ana Carolina de Melo (MT)
Egrégora, de Etienne Tavares (SP)
Entretantos, de Sue Durden (SP)
Essas Mulheres que não envelhecem, de Jonas Lunardon e Yamini Benites (RS)
Filhas de Lavadeira, de Edileuza Penha de Souza (DF)
Guaxuma, de Nara Normande (BR/FR)
Haikai, de Marina Ariano (PR)
La Flaca, de Adriana Barbosa e Thiago Zanato (BR, USA, MEX)
Marco, de Sara Benvenuto (CE)
Mesmo com tanta agonia, de Alice Andrade Drummond (SP)
Peixe, de Yasmin Guimarães e Gabriel Quintão (MG)
Quântica, de Tati Lena (SP)
Que som tem a distância?, de Marcela Schild (RS)
Sexta Série, de Cecilia da Fonte (PE)
Sob o mesmo teto, de Coletivo Olho Vivo (RJ)
Tea For Two, de Júlia Katherine (SP)                                                                                                                        
Véu de Amani, de Renata Diniz (GO)
 
Serviço
 
7º Tudo Sobre Mulheres
21 a 31 de Outubro
Local: Cine Clube Coxipones, Cine Teatro Cuiabá
www.tudosobremulheres.com
@festivaltsm
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet