Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

retribuição

Prefeitura e Marinha inauguram três monumentos em Cuiabá e enviam peça 'gêmea' a Corumbá

Foto: Luiz Alves

Prefeitura e Marinha inauguram três monumentos em Cuiabá e enviam peça 'gêmea' a Corumbá
Três monumentos históricos foram inaugurados na última terça-feira (27) em Cuiabá, pela Prefeitura de Cuiabá e a Marinha do Brasil, em homenagem e retribuição à conexão com a cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. No aniversário de 200 anos de Cuiabá, Corumbá enviou o obelisco que hoje adorna a Praça Luiz Albuquerque. Agora, a capital mato-grossense, além de instalar as esculturas por aqui, enviará uma ‘gêmea’ para o município sul-mato-grossense.

Leia também:
Exposição sobre a parada LGBT e exibição de filme comemoram 50 anos de Stonewall na UFMT

A primeira escultura – que será enviada também à Corumbá – é a de uma viola de cocho, que foi instalada em frente à rodoviária. A segunda é o busto do Almirante da Marinha Augusto Leverger e o Obelisco comemorativo ao bicentenário da fundação de Cuiabá, oferecido por Corumbá e inaugurado em abril de 1920, instalado na Praça Luiz Albuquerque. E a terceira foi o busto do Almirante Tamandaré, instalado no Museu do Rio.

“Uma relação sentimental, o monumento que inauguramos em frente à rodoviária de Cuiabá, próxima ao bairro Alvorada é uma retribuição a Corumbá, que nos 200 anos de Cuiabá nos brindou com o obelisco que hoje adorna a Praça Luiz Albuquerque, no Porto. Cem anos depois, devolvemos a gentileza do povo corumbaense a nossa cidade “Branca”. Para nossa alegria, Corumbá também mandou fazer uma réplica desse nosso presente e vai colocar em uma das praças onde iremos estar também neste momento os prestigiando”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Feita de chapas de metais, a viola é uma criação do artista plástico Jonas Lima Correa Neto e possui 3,5 metros de altura por 7 metros de comprimento. A peça gêmea será inaugurada no dia 21 de setembro em Corumbá, dia do aniversário de 241 anos da cidade.

“Dando sequência nesse reencontro histórico, tivemos a oportunidade de hoje homenagear a Marinha Brasileira, que foi tão importante no processo de desenvolvimento histórico, econômico e comercial de Cuiabá. Tivemos um grande herói mato-grossense que por três vezes foi presidente da nossa província, o grande Augusto Leverger. Homenagear este homem, é saudar um grande personagem da nossa história, política e força militar, por isso restauramos o seu busto assim como o busto do Almirante Tamandaré considerado um herói nacional. Este é momento de homenagear todos esses personagens, e estreitar os laços com o povo corumbaense“, completou o prefeito.

Almirante Arentz, comandante do 6° Distrito Naval de Corumbá, afirmou que esse evento é muito significativo para a Marinha do Brasil. “A Marinha tem um prazer muito particular em estar contribuindo de alguma forma com o desenvolvimento nacional em diversos segmentos. É um privilégio para nos presenciarmos a participação e o incentivo da Prefeitura em revigorar os bustos destes ilustres representantes da Marinha”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet