Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artesanato

ENLUAR.Á

Mestre em geociências vende pães veganos, absorventes de pano e mais como alternativa financeira e política

Foto: Divulgação

Bárbara Fernandes Becker

Bárbara Fernandes Becker

A cuiabana Bárbara Fernandes Becker, 32, é formada em ciências biológicas e mestre em geociências. Há pouco mais de seis meses, se preparava para entrar no doutorado enquanto dava aula em uma escola do ensino fundamental. No entanto, diante da falta de garantia de bolsas de pesquisa, decidiu criar a ‘Enluar.á’, como alternativa financeira e política. Hoje, além do empreendimento, ela também estuda Ciência e Tecnologia de Alimentos na UFMT.

Leia também:
Artesã cura síndrome do pânico com crochê e transforma hobby em profissão

A Enluar.á oferece pães, bolos e barrinhas de cereais veganos, sendo alguns sem glúten, além de produtos de auto cuidado, como protetores de calcinha e absorventes de pano, saquinho de ervas relaxante para os olhos, pindas (Saquinhos de ervas que podem ser aquecidos ou resfriados para tratar dores e desconfortos), desodorantes naturais e tinturas medicinais diversas.

Pães veganos (Foto: Divulgação)

“Eu estava em um emprego que começou a limitar minha criatividade e fui sentindo necessidade de me expressar de alguma maneira. Gosto muito de trabalhos manuais e assim, há aproximadamente seis meses, comecei a confeccionar para uso próprio e presentear as amigas a aproximadamente. Com a necessidade de ter alguma renda e poder realizar outros projetos comecei a vender os produtos”, contou ao Olhar Conceito.

Segundo Bárbara, hoje ela consegue se dedicar somente a este projeto e aos estudos. Os alimentos são preparados uma vez na semana, sob encomenda – alguns dias antes, ela envia os sabores via lista de transmissão no WhatsApp. A retirada é combinada com cada cliente, sendo que eles podem buscar na casa da artesã ou na UFMT ou, ainda, se forem do Coxipó, ela se dispõe a entregar, mediante pagamento de taxa.

“São produtos naturais e artesanais, feitos com muito carinho, confeccionados com os melhores produtos disponíveis, visando sempre o incentivo aos pequenos produtores, a economia solidária e a troca com outras mulheres artesãs”, garante.

Absorventes de pano (Foto: Divulgação)

Segundo Bábara, a opção por produtos saudáveis veio “pelo bem da minha saúde e da dos clientes, pelo meio ambiente e como um ato de resistência”. O nome, ‘Enluar.á’, é uma referência à lua. “As fases da lua dizem muito sobre a ciclicidade da mulher, sua força natural de renascer todos os meses em um novo ciclo, uma nova oportunidade. Sou muito ligada à energia da lua e tento sempre estar em sincronicidade com suas mensagens. E assim, em um dia de introspecção e reflexão, honrando minha lua interna, senti que deveria ser esse o nome dado e assim é”, finaliza.

Serviço

Enluar.á
Encomendas e informações: (65) 98134-3296
INSTAGRAM
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet