Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

nesta quinta

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto que destaca o som do violão

Foto: Divulgação

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto que destaca o som do violão
Mais um concerto da Orquestra Sinfônica CirandaMundo, da série Cerrado, acontece nesta quinta-feira (12) no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a partir das 20h. o ingresso são dois quilos de alimento não perecíveis, que devem ser entregues no dia da apresentação.

Leia também:
Encontro nacional de corais ‘Pantanal em Canto’ começa nesta sexta-feira em Cuiabá

A noite conta com o premiado violonista cuiabano André Marcílio como solista. Ele vai tocar o Concerto N°1 para Violão, do compositor e maestro italiano Mario Castelnuovo Tedesco, um dos mais prolíficos compositores para violão.

André começou seus estudos de violão em 2010, aos dez anos de idade, sob orientação do violinista Leonardo Yule. Em 2015, ingressou no Instituto Ciranda para estudar fagote. O solista já foi premiado em diversos concursos nacionais, inclusive no 10th Internacional Competition for Yung Guitarists André Segóvia, na Alemanha, em 2018.

“Trata-se de uma bela peça, composta por Tedesco em 1939. Uma composição cheia de nuances e muito virtuose, de alto nível técnico e artístico. Requer muito foco”, adianta André Marcílio sobre seu solo.

“Os estudos no Instituto Ciranda foram indispensáveis para minha formação. Lá eu desenvolvi técnicas mais apuradas e adquirir mais percepção de mundo, senso de grupo e valores importantes que levarei comigo para sempre”, completa.

A Orquestra ficará sob o comando do maestro Murilo Alves, e no repertório estão, ainda, obras do compositor romântico Emmanuel Chabrier (Juyeuse Marche e Suite Pastoral) e do francês Maurice Ravel (Pavane pour um enfante défunt).

O Instituto Ciranda desenvolve, há 16 anos, um programa de educação musical dedicado a crianças e adolescentes em idade escolar. Em 2019, serão mais de mil jovens atendidos em nove polos de ensino distribuídos pelo Estado. São eles: Cuiabá (bairros Boa Esperança e Dr. Fábio), Poconé, Várzea Grande (Bairro São Matheus), Rondonópolis e Chapada dos Guimarães, além dos polos de João Carro e Água Fria, zona rural de Chapada.

Parte das primeiras gerações de instrumentistas formada pelo Instituto Ciranda, hoje, ensina para novas gerações de músicos, teoria e técnicas, leitura de partituras e prática em conjunto.

“Desde sua criação, em 2003, a instituição vem transformando vidas ao tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos”, comemora o maestro Murilo Alves, presidente do Instituto. O projeto é um dos 32 Pontos de Cultura apoiados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

Serviço

Orquestra CirandaMundo destaca o som do violão no concerto de setembro
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Data: Quinta-feira (12.09)
Horário: 20h
Ingresso: 2 kg de alimentos 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet