Olhar Conceito

Notícias / Literatura

De Pernambuco, doutora em literatura vem a Cuiabá ministrar minicurso sobre cordel

Da Redação - Isabela Mercuri

20 Set 2019 - 14:07

Foto: Divulgação

Clairce também lançará seu novo livro

Clairce também lançará seu novo livro

A professora de literatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutora em teoria da literatura e escritora Clarissa Loureiro estará em Cuiabá nos próximos dias 24 a 26 de setembro para ministrar o minicurso tema ‘As representações míticas do imaginário ocidental no cordel’ e lançar seu livro ‘Laurus’. A programação é gratuita e voltada ao público em geral. Foram disponibilizadas 60 vagas, e as inscrições podem ser feitas na Biblioteca.

Leia também:
Professor de literatura ministra oficina 'Encenando a Poesia' com história, técnicas e análise

O curso faz parte da programação da oficina ‘Encenando a poesia’, que começou no mês de julho na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, e termina no dia 27 de setembro. Ela é conduzida pelo escritor Luiz Renato de Souza Pinto, e foi uma das contrapartidas do autor no projeto do livro ‘Gênero, Número, Graal’ (2017), contemplado no Prêmio Mato Grosso de Literatura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em 2017.

No minicurso, Clarice vai trazer uma abordagem da literatura contemporânea sobre gênero. “A intenção é discutir como o cordel revisita o feminino, como o popular dialoga com o contemporâneo para ressignificação do feminino. Vamos transitar entre os mitos bíblicos, gregos e sumérios, além de apresentar textos contemporâneos da literatura nordestina e do centro-oeste”, destaca. As aulas acontecem no período vespertino, das 14h às 17h.

O livro ‘Laurus’, que também será lançado nestes dias, é um romance sobre memória, mitologia e identidade, que envolve temas polêmicos vivenciados pela família da autora, como aborto, homossexualidade, ditadura e mães solteiras. Este é o terceiro livro dela, que já lançou ‘Mau Hábito’ (2010) ‘Invertidos’ (2012). Na ocasião, Clarissa também realiza de um diálogo com os participantes sobre o processo de escrita. A proposta é compartilhar experiências e explicar um pouco da história dela com a literatura.  

Serviço

Oficina ‘As representações míticas do imaginário ocidental no cordel’
Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça 
Endereço: Palácio da Instrução, na Rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá
Mais informações (65) 3613-9240/9230

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet