Olhar Conceito

Terça-feira, 14 de julho de 2020

Notícias / Turismo

'Turismo na Praça' mostra a cuiabanos oportunidades turísticas no estado com realidade virtual

Da Redação - Isabela Mercuri

25 Set 2019 - 14:37

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

'Turismo na Praça' mostra a cuiabanos oportunidades turísticas no estado com realidade virtual
Começou nesta quarta-feira (25) a ‘Semana do Turismo’, com seu primeiro evento, o ‘Turismo na Praça’. Desde as 9h da manhã, agências de viagens, expositores de cidades do estado e artesãos apresentam aos transeuntes as oportunidades de turismo, cultura e lazer em Mato Grosso. O evento é organizado pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) em parceria com a Secretaria Adjunta de Estado de Turismo (Seadtur) e a Secretaria de Turismo de Cuiabá.

Leia também:
Festa da Pamonha terá pratos tradicionais, atrações nacionais, parque de diversão e mais

A cidade de Nobres é uma das que participa da exposição, levando informações sobre seus atrativos à praça. Além disso, eles divulgam a homenagem que querem fazer a seu Lupércio, artesão da cidade que faleceu há pouco tempo. “Estamos promovendo um memorial que será construído em Nobres, e para isso estamos fazendo o convite para as pessoas que tem peças de Lupercio possam deixar a gente fotografar. É uma forma de mantê-lo junto com a gente”, comenta o secretário de turismo e cultura de Nobres, Daniel Martins.

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Para o secretário, esta semana é “o momento de mostrar que existe um turismo funcionando em Mato Grosso, um turismo de Day use, é uma forma de aproximar as agencias de turismo de Mato Grosso para os mato-grossenses”.

A cidade de Chapada dos Guimarães também está presente, e quem quiser conhecê-la pode, inclusive, fazê-lo por meio de óculos de realidade virutal, que mostram atrativos como o Véu de Noiva, a cachoeira da Martinha e o mirante do Morro dos Ventos. A ideia, segundo o doutor em gestão urbana e políticas públicas de desenvolvimento regional, Robson Quintino, é apresentar o atrativo aos cuiabanos, que muitas vezes não conhecem ainda, ou mesmo os chapadenses, que vivem na cidade, mas não os visitam. O material completo de divulgação do turismo de Chapada será lançado no dia 25 de outubro na cidade.

Para a artesã Genesi Maria de França, 55, participar deste evento é uma oportunidade de divulgar seu trabalho. Integrante da ‘Associação Mulheres e Homens de Fibra’, ela foi convidada a expor os doces que produz, como furrundu, doce de leite, cachorrada, doce de caju, de goiaba, de banana, rapadura, leite com coco, leite com amendoim, com mamão e mais.

Segundo ela, que é natural de Dom Aquino, era seu marido, junto ao pai dele, que fazia os doces antes deles se casarem. “Ele é de Livramento. Depois que casamos, ele parou um pouco e eu comecei a fazer”, conta. Hoje a família vive da renda dos doces que vende em feirinhas como a desta quarta.

Outra participante é Eva Costa Veiga, 62, que vende objetos de tapeçaria em tricô. Ela começou a trabalhar como artesã quando sofreu um acidente no trabalho – era faxineira – e viu na nova profissão uma oportunidade. “Eu caí e desmontou a mão esquerda... Na hora que eu puxei, parecia que minha mão tinha 20 quilos. Ela não vinha mais. E eu não podia mais trabalhar. Fiz terapia para os dois dedos encostarem [polegar e indicador], e fazendo isso a mão direita fazia o resto [do crochê]. Aí eu entrei no homens e mulheres de fibra”, lembra.

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Ela também acredita que esta é uma oportunidade única. “É importante tanto para as pessoas do turismo, quanto para nós, para a gente apresentar a nossa mercadoria. Porque às vezes você não vende, mas a pessoa olha, outro dia ela te vê e fala: eu te vi lá e quero aquilo. É importante para as pessoas conhecerem nossa mercadoria”.

Programação

O ‘Turismo na Praça’ segue durante toda a quarta-feira (25), e o evento vai contar com a presença de empresários que investiram na ideia de receber hospedes, de artesãos que viram no comércio de souvenirs, e de pessoas que apostam na gastronomia com um atrativo irresistível para quem vem conhecer o Estado. Por este motivo, o grupo ‘Caçarola dos Chefes’ servirá um panelaço de mojica de pintado aos transeuntes.

Na quinta-feira, dia 26 de setembro, a programação segue para o Sesc Arsenal, onde haverá mostra dos produtos no Bulixo. Neste dia também acontecerá uma palestra na Faculdade de Cuiabá (Fauc).
 
O encerramento será na sexta-feira, 27 de setembro, também no Sesc Arsenal, com uma solenidade para autoridades do Estado e da capital ligadas ao setor. Na oportunidade, palestras e um workshop serão oferecidos, das 18h às 21h.

As datas escolhidas fazem alusão ao Dia Internacional do Turismo, comemorado em 27 de setembro, Dia do Turismólogo, na mesma data, e Dia Estadual do Turismo, que foi escolhido em homenagem ao ex-secretário de turismo Ezequiel José Roberto, que faleceu em 2001 em um acidente com um bimotor na região de Cáceres.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • vladimir palma pinto da fonseca
    07 Out 2019 às 17:37

    O TURISMO NA BAIXADA CUIABANA E RENDAVEL POIS O MESMO HOSPEDA EM CUIABÁ TENDO CACERES, POCONE, LIVRAMENTO, SANTO ANTONIO BARAÃO DE MELGAÇO MIMOSO BAIA DE CHACORORE,JANGADA ROSARIO OESTE NOBRES ACORIZAL,CHAPADA CAMPO VERDE JACIARA,JUSSÃO TURISMO CIMEIRA DOM AQUINO,SÃO PONTO BOM

Redes Sociais

Sitevip Internet