Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

nesta quarta

'Turismo na Praça' mostra a cuiabanos oportunidades turísticas no estado com realidade virtual

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

'Turismo na Praça' mostra a cuiabanos oportunidades turísticas no estado com realidade virtual
Começou nesta quarta-feira (25) a ‘Semana do Turismo’, com seu primeiro evento, o ‘Turismo na Praça’. Desde as 9h da manhã, agências de viagens, expositores de cidades do estado e artesãos apresentam aos transeuntes as oportunidades de turismo, cultura e lazer em Mato Grosso. O evento é organizado pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) em parceria com a Secretaria Adjunta de Estado de Turismo (Seadtur) e a Secretaria de Turismo de Cuiabá.

Leia também:
Festa da Pamonha terá pratos tradicionais, atrações nacionais, parque de diversão e mais

A cidade de Nobres é uma das que participa da exposição, levando informações sobre seus atrativos à praça. Além disso, eles divulgam a homenagem que querem fazer a seu Lupércio, artesão da cidade que faleceu há pouco tempo. “Estamos promovendo um memorial que será construído em Nobres, e para isso estamos fazendo o convite para as pessoas que tem peças de Lupercio possam deixar a gente fotografar. É uma forma de mantê-lo junto com a gente”, comenta o secretário de turismo e cultura de Nobres, Daniel Martins.

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Para o secretário, esta semana é “o momento de mostrar que existe um turismo funcionando em Mato Grosso, um turismo de Day use, é uma forma de aproximar as agencias de turismo de Mato Grosso para os mato-grossenses”.

A cidade de Chapada dos Guimarães também está presente, e quem quiser conhecê-la pode, inclusive, fazê-lo por meio de óculos de realidade virutal, que mostram atrativos como o Véu de Noiva, a cachoeira da Martinha e o mirante do Morro dos Ventos. A ideia, segundo o doutor em gestão urbana e políticas públicas de desenvolvimento regional, Robson Quintino, é apresentar o atrativo aos cuiabanos, que muitas vezes não conhecem ainda, ou mesmo os chapadenses, que vivem na cidade, mas não os visitam. O material completo de divulgação do turismo de Chapada será lançado no dia 25 de outubro na cidade.

Para a artesã Genesi Maria de França, 55, participar deste evento é uma oportunidade de divulgar seu trabalho. Integrante da ‘Associação Mulheres e Homens de Fibra’, ela foi convidada a expor os doces que produz, como furrundu, doce de leite, cachorrada, doce de caju, de goiaba, de banana, rapadura, leite com coco, leite com amendoim, com mamão e mais.

Segundo ela, que é natural de Dom Aquino, era seu marido, junto ao pai dele, que fazia os doces antes deles se casarem. “Ele é de Livramento. Depois que casamos, ele parou um pouco e eu comecei a fazer”, conta. Hoje a família vive da renda dos doces que vende em feirinhas como a desta quarta.

Outra participante é Eva Costa Veiga, 62, que vende objetos de tapeçaria em tricô. Ela começou a trabalhar como artesã quando sofreu um acidente no trabalho – era faxineira – e viu na nova profissão uma oportunidade. “Eu caí e desmontou a mão esquerda... Na hora que eu puxei, parecia que minha mão tinha 20 quilos. Ela não vinha mais. E eu não podia mais trabalhar. Fiz terapia para os dois dedos encostarem [polegar e indicador], e fazendo isso a mão direita fazia o resto [do crochê]. Aí eu entrei no homens e mulheres de fibra”, lembra.

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Ela também acredita que esta é uma oportunidade única. “É importante tanto para as pessoas do turismo, quanto para nós, para a gente apresentar a nossa mercadoria. Porque às vezes você não vende, mas a pessoa olha, outro dia ela te vê e fala: eu te vi lá e quero aquilo. É importante para as pessoas conhecerem nossa mercadoria”.

Programação

O ‘Turismo na Praça’ segue durante toda a quarta-feira (25), e o evento vai contar com a presença de empresários que investiram na ideia de receber hospedes, de artesãos que viram no comércio de souvenirs, e de pessoas que apostam na gastronomia com um atrativo irresistível para quem vem conhecer o Estado. Por este motivo, o grupo ‘Caçarola dos Chefes’ servirá um panelaço de mojica de pintado aos transeuntes.

Na quinta-feira, dia 26 de setembro, a programação segue para o Sesc Arsenal, onde haverá mostra dos produtos no Bulixo. Neste dia também acontecerá uma palestra na Faculdade de Cuiabá (Fauc).
 
O encerramento será na sexta-feira, 27 de setembro, também no Sesc Arsenal, com uma solenidade para autoridades do Estado e da capital ligadas ao setor. Na oportunidade, palestras e um workshop serão oferecidos, das 18h às 21h.

As datas escolhidas fazem alusão ao Dia Internacional do Turismo, comemorado em 27 de setembro, Dia do Turismólogo, na mesma data, e Dia Estadual do Turismo, que foi escolhido em homenagem ao ex-secretário de turismo Ezequiel José Roberto, que faleceu em 2001 em um acidente com um bimotor na região de Cáceres.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet