Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Literatura

após confusões

Nova Mesa Diretora da AML toma posse nesta segunda-feira com festa cultural

Foto: Reprodução / Ilustração

Nova Mesa Diretora da AML toma posse nesta segunda-feira com festa cultural
A posse da nova Mesa Diretora e Conselhos Editorial e Fiscal da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) 2019/2021 acontece na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, 19h30 na Casa Barão. Na ocasião, Sueli Batista assume o cargo de presidente.

Leia também:
Diretoria da AML repudia ações da chapa perdedora: ‘esperneio de derrotados’ e ‘pseudo intelectuais’

“Temos um programa estruturado para tornar a Academia Mato-Grossense de Letras-AML um espaço plural dentro da sua missão. Será a tradição e a inovação, e estarei comprometida a buscar a união e a harmonia”, afirma ela, que é jornalista há 30 anos.

No dia da posse, haverá diversas apresentações litero musicais, como Pescuma, Moisés Martins (que será empossado como o 2º vice-presidente da AML), integrantes do Trio Brasilis, com a cantora Deize Águena e o violonista Rusivel de Jesus, a cantora Áurea Maria e  instrumentistas do Projeto Ciranda.

Na mesma noite, logo após a posse, haverá o descerramento da foto do presidente Sebastião Carlos Gomes de Carvalho na galeria de ex-presidentes, e o lançamento da edição 98, da Revista da Academia, que na realidade é uma obra de 342 páginas, com capa de Moacyr Freitas, arquiteto, historiador, desenhista. 

Compromissos

A AML completa seu centenário em 2021, e comemorar esta data será um dos compromissos da nova gestão. Segundo Sueli, em uma retrospectiva histórica a Academia Mato-Grossense de Letras foi fundada em 22 de maio de 1921, pois originou-se das raízes do “Centro Mato-grossense de Letras”.

Sueli tem publicado um livro de poesia, “Pássaro Passará”, que foi gravado em CD, executado em importantes rádios, inclusive do eixo-rio São Paulo, e hoje encontra-se no acervo do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), do Rio de Janeiro (ouça AQUI https://immub.org/album/passaro-passara). Além disso, a presidente eleita  da AML tem uma série de publicações e projetos como memorialista: Memória Resgatada- Um Arsenal Munido de Cultura, com duas edições esgotadas é um deles.

Com esta experiência na área editorial, Sueli vai propor à aprovação dos seus pares a produção da coleção ‘Memória Viva & Resgatada  da Centenária AML’, que contará com livro e documentário audiovisual. A coleção fará parte de um dos cinco pilares com os quais trabalhará no Programa de Desenvolvimento da  AML (PDA).

Segundo Sueli, o ‘PDA’ foi criado para facilitar um trabalho focado e produtivo da nova gestão. Nele, serão colocados em foco cinco pilares, que darão sustentação para todas as ações e projetos da Academia, nos próximos dois anos: Administração e Finanças; Produções em níveis  institucional e acadêmica; Projetos e Parcerias; Eventos e Intercâmbios; e Comunicação e Marketing.

Sueli Batista é a terceira mulher a ocupar a presidência da instituição, e chega com a experiência de já ter sido diretora secretariando os trabalhos da casa nas gestões de Marília Figueiredo e Sebastião Carlos Gomes de Carvalho. Nilza Queiroz que foi a primeira presidente da AML faz parte da nova mesa diretora.

Integram a nova mesa diretora: Sueli Batista dos Santos (presidente), José Cidalino Carrara (1° vice-presidente); Moisés Mendes Martins Júnior (2º vice-presidente); Valério Oliveira Mazzuoli (1º secretário); Luiz Orione Neto (segundo secretário); Nilza Queiroz Freire (1ª tesoureira); Odoni Gröhs (2ºtesoureiro). Integram o Conselho Editorial: Amini Haddad Campos, José Ferreira de Freitas e Sebastião Carlos Gomes de Carvalho. São integrantes do Conselho Fiscal: Ubiratã Nascentes Alves; Tertuliano Amarilha e Yasmin Jamil Nadaf.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet