Olhar Conceito

Sábado, 19 de setembro de 2020

Notícias / Artes visuais

Exposição com temática cristã une artistas de Cuiabá na Casa Cuiabana

Da Redação - Isabela Mercuri

03 Out 2019 - 09:25

Foto: Divulgação

Exposição com temática cristã une artistas de Cuiabá na Casa Cuiabana
Uma exposição coletiva com temática cristã começa nesta sexta-feira (4), às 19h, na Casa Cuiabana. ‘Rogai por Nós’ tem entrada franca, e será realizada no mês em que se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Leia também:
Procissão ao padroeiro Bom Jesus de Cuiabá leva centenas de fieis ao centro da cidade

A mostra tem curadoria, expografia e montagem de Meg Marinho e textos de Ruth Albernaz, e conta com obras de Creuza Maria, Eliana Mux, Rosylene Pinto, Silvana Maris e Meg Marinho.

As pinturas e esculturas trazem anjos e santos do cristianismo. A artista plástica Rosylene Pinto, por exemplo, apresenta a série “Os santos me escolheram”, um conjunto de esculturas em cerâmica.

Eliana Mux traz para a Casa Cuiabana ilustrações em aquarela sobre papel; Meg Marinho usa acrílico sobre papel e técnicas mistas par retratar fé e religiosidade. Por fim, Maria Creuza e Silvana Maris completam a exposição coletiva com obras de óleo sobre tela.

“Trata-se de uma bela mostra de artes visuais contextualizando o cristianismo, compreendendo que as religiões de matrizes africanas possuem um elo com santos e anjos, frutos de devoção do nosso povo, culminando em um único significado, a fé do brasileiro”, explica Meg Marinho, organizadora da exposição.  

Em alusão ao Outubro Rosa, mês que conscientiza sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, a exposição vai arrecadar fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal, que serão doados para a Casa da Redenção.
“De certa forma, a exposição coletiva só com mulheres é uma homenagem à artista plástica Capucine Picicaroli, que morreu em 2018, após travar luta contra o câncer”, completa Luiza Ribeiro, gerente da Casa Cuiabana.

A encerramento da exposição será no início do mês de novembro, com um tradicional sarau cuiabano, com poesia, música, teatro e dança.

Serviço

Exposição coletiva “Rogai por Nós”
Data: De 04 de outubro a 08 de novembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.
Local: Casa Cuiabana
A Casa Cuiabana é um dos equipamentos da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes.
Informações: (65) 98150-3710

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet