Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

sem glamourização

Mercado de gastronomia em Cuiabá carece de profissionais que possam ir além de cozinhar, diz chef

18 Ago 2013 - 17:38

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Ilustração

Mercado de gastronomia em Cuiabá carece de profissionais que possam ir além de cozinhar, diz chef
O mercado de gastronomia em Cuiabá está carente de profissionais menos “glamourizados” e que possam ir além de cozinhar, segundo analisa o chef Alex Moulaz, do restaurante Avec, no Hotel Gran Odara.

Para o chef, que comanda uma equipe de 25 pessoas para alimentar todo um hotel, restaurante e o centro de eventos do estabelecimento, o maior problema é que muitos profissionais têm a ilusão de que trabalhar em uma cozinha significa apenas criar pratos.

Alex Moulaz: o chef da prática, dos pés no chão e que não confia no glamour da gastronomia

Só que não. Uma cozinha vai desde picar alimentos a selecionar matérias-primas, fazer pesquisa, compras, limpar peixe, lavar a louça, higienizar o ambiente... Enfim, as tarefas são muitas.

O que Alex comenta é que apesar de o mercado estar sempre lançando novos profissionais formados em gastronomia, o que acontece na maior parte dos cursos superiores na área é uma “glamourização” do ofício, o que gera certa ilusão em alguns profissionais.

Ele explica que, como na maioria das profissões, um iniciante passa por serviços mais simples (e não menos importantes) até de chegar ao topo.

Da mesma maneira, aqueles que se propõem a trabalhar no universo da cozinha, não podem ter pudor em cortar carne, limpar peixe e outros serviços, pois eles fazem parte da base de qualquer cozinheiro.

Mais alcoólico e licoroso, vinho do Porto é apreciado por todo o mundo; saiba como tomar

Ele alerta que, mesmo aqueles que comandam uma cozinha, assim como ele, têm muito mais responsabilidade além de criar pratos, como comandar toda uma equipe, dividir tarefas, fazer compras, e muito mais.

Aos novos profissionais do mercado, ou àqueles que pensam em inserir-se nesta área, a dica do chef é “pegar pesado no trabalho, sem distinção de serviço”, sem glamour e com muita vontade de aprender.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet