Alunos do 7º e 9º ano da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, localizada no município de Juara (709km de Cuiabá), participaram neste ano do projeto ‘arte na telha’, e aprenderam sobre arte africana e indígena. A ideia foi da professora Brunna Carolina Rechi, que ajudou a desenvolver os projetos.
Leia também:
Artistas de Cuiabá criam projeto ‘Flor.é.ser’ em alusão ao Outubro Rosa
O objetivo, de acordo com Brunna, é mostrar os valores étnicos, morais e religiosos, característicos dos povos africanos e indígenas. “Trata-se de uma arte extremamente representativa, que chama atenção pela sua forma e estética dos simples objetos de uso diário”, afirma.
Os alunos fizeram o trabalho com telhas de barro e tela de tecido, além de tintas coloridas e fortes. As pinturas ensinadas a eles são usadas na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas da época.
A “arte na telha” contextualiza a representação da figura humana na história, além do folclore e suas manifestações artísticas. “Sem falar que possibilita que o aluno se expresse através do desenho, escultura, arquitetura, da dança, objetos artesanais e da pintura. É uma forma de valorizando a cultura dos povos africanos na sua essência, que são as contribuições dos povos afro para a economia brasileira”, frisa a professora.