Olhar Conceito

Quarta-feira, 14 de abril de 2021

Notícias / Comportamento

desde Brasília

Sem impacto ambiental, francês vem ao Brasil de veleiro e chega a Cuiabá de bicicleta para exibir documentário

Da Redação - Isabela Mercuri

25 Out 2019 - 16:13

Foto: Reprodução / Instagram

Sem impacto ambiental, francês vem ao Brasil de veleiro e chega a Cuiabá de bicicleta para exibir documentário
O fotojornalista e ambientalista francês Geoffrey Roy, 31 anos, está no Brasil há quatro meses. A viagem intercontinental foi feita em um veleiro. Na próxima semana, ele chega a Cuiabá, após pedalar mais de mil quilômetros desde Brasília, para apresentar um documentário e fazer discussões sobre sustentabilidade.

Leia também:
Universitárias usam bicicleta para entregar pizzas veganas embaladas na folha de bananeira em Cuiabá

Goffrey viaja o mundo há sete anos fazendo reportagens socioambientais, com o objetivo de levar mais consciência sobre a importância de realizar mudanças no cotidiano para garantir um futuro digno às próximas gerações.
 
No Brasil, ele passou por São Paulo, Campos do Jordão e Brasília. Inicialmente, a intenção era aprender o idioma português e continuar fotografando. Após um período aqui, Jojo, como é conhecido, se envolveu com o movimento ‘Brasília em Transição’, uma espécie de hub de iniciativas, empresas e pessoas que organiza ações para efetivar o que chamam de “transição para a sustentabilidade”.
 
Foi neste projeto que ele teve a ideia de organizar mostras do documentário francês ‘Amanhã’. “Esse filme mostra diversas soluções ao redor do mundo para cuidar do meio ambiente e estimular a economia e a qualidade de vida das pessoas”, explica. A ideia é mostrar as diversas possibilidades de ações para transformar cidades em sustentáveis, envolvendo os temas Agricultura, Energia, Economia, Democracia e Educação.
 
Na capital federal,o filme já foi exibido várias vezes, sendo quatro no Cine Brasília. Em Cuiabá, a exibição será durante o 4º Encontro Nacional de Gestão Socioambiental da Justiça do Trabalho, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em Cuiabá, no próximo dia 29, às 10h da manhã. Na quarta-feira (30), ele também será exibido no Sesc Arsenal, às 19h, aberto ao público. 
 
“Para respeitar totalmente minhas convicções e meu compromisso com o planeta, entendi que seria coerente realizar essa viagem de bicicleta. Assim, serão mais de mil quilômetros, de Brasília a Cuiabá, de forma totalmente sustentável”, afirma Jojo. Além disso, ele se comprometeu a fazer a travessia sem gerar nenhum lixo e com alimentação totalmente vegetariana. 
 
O francês saiu de Brasília no último dia 12 e já passou por Pirenópolis, Itaguari e Jussara, no Goiás. O plano é fazer o trajeto de Brasília a Cuiabá em 17 dias, com 13 paradas e quatro dias de folga para cobrir imprevistos. A viagem é documentada pelo Instagram de Geoffrey, veja AQUI

Confira o roteiro de viagem de Jojo:
 
Goiás: 
 
Samambaia -> Pirenópolis: 116km
Pirenopolis -> Itaguari: 77km
Itaguari ->Goiás: 86,7km
Goiás -> Jussara: 87km
Jussara -> Aparecida do Rio Claro: 56km
Aparecida do Rio Claro ->Barra do Garças - 102kmMato Grosso:
 
Barra do Garças -> General Carneiro: 67km
General Carneiro -> Paradouro: 89km 
Paradouro -> Paroquia Sao Jose Sangradouro: 69km
Paroquia Sao Jose Sangradouro ->Primavera do Leste: 53km
Primavera do Leste -> Campo Verde: 103km
Campo Verde -> Chapada dos Guimarães: 73km
Chapada dos Guimaraes ->Cuiabá: 65km

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet