Uma exposição de 25 obras do artista plástico mato-grossense Sebastião Mendes foi aberta no último sábado (26) em Vinhedo, interior de São Paulo, e segue até o próximo dia 26 de novembro. A mostra acontece no ‘Memorial Adélio Sarro’, e tem curadoria de Sandra Setti.
Leia também:
Exposição na AL apresenta obras do mato-grossense Valdivino Augusto de Miranda
De acordo com a assessoria, a abertura contou com apresentação do cantor de rock e folk rock nacional, Silvio Brito. A exposição ‘Brasilidades’ traz o essencial do artista, um dos grandes nomes das artes plásticas do país.
Sebastião ocupa a cadeira número três da Academia Brasileira de Belas Artes, por onde passaram grandes artistas como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, sendo esta última sua grande inspiração e influenciadora.
Pelos críticos, ele é considerado um dos principais nomes do Expressionismo Figurativo do Brasil. O artista caracteriza-se pela abordagem do cotidiano bucólico, interiorano, ao retratar sua raiz pantaneira, com traços que chamam a atenção pela sobreposição de cores, luminosidade e leveza.
Mendes é autodidata, e começou a desenhar e pintar aos oito anos de idade. Aos 16, anos participou de sua primeira exposição coletiva e, em 1995, começou a expor seus trabalhos pela Europa, passando por países como Alemanha, Portugal, Itália, França, Bélgica, Espanha, Suíca, dentre outros.