Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de julho de 2020

Notícias / Artes Cênicas

Coletivo 'Spectrolab' apresenta performance que questiona o uso de plástico em mostra no Ceará

da Redação - Isabela Mercuri

29 Out 2019 - 09:11

Foto: Emanoele Daiane

Coletivo 'Spectrolab' apresenta performance que questiona o uso de plástico em mostra no Ceará
O coletivo de artes híbridas ‘Spectrlab – Investigação Cênica’ participa, no próximo mês de novembro, da XXI Mostra Sesc de Culturas Cariri, no Ceará. O grupo foi o único de Mato Grosso selecionado, e vai apresentar a performance “Resí(duo)”.

Leia também:
Em Cuiabá, artistas suecos ministram curso sobre como a arte romântica influencia a contemporaneidade

A performance nasceu do desejo dos artistas Millena e Douglas de trazer indagações sobre a maneira como o lixo, principalmente o plástico, é tratado, e para falar sobre a importância do trajeto do plástico em meio urbano. O figurino foi feto com mais de 600 sacolas e máscaras com mais de 800 canudos reciclados. A estreia do espetáculo aconteceu no Projeto Sesc Leitura de Movimento, em novembro de 2018.

"Estamos comendo plástico". Resí (duo) é uma performance de intervenção urbana, onde dois seres residuais mascarados surgem a partir da contaminação do ambiente com diferentes tipos de lixo, principalmente o plástico. O impacto estético é composto pela reutilização de sacolas plásticas e pela reciclagem de canudos também plásticos incorporados nos performers. "Monstros de lixo" em movimentação coreografada trazem a necessidade do olhar mais profundo e emergente no que se diz respeito a problemática do lixo nas cidades”, diz a sinopse.

Coletivo

O coletivo Spectrolab – Investigação Cênica nasceu em 2016 com a união de alguns artistas mato-grossenses que compartilham de aproximações em artes híbridas por meio das formas animadas.

Os principais projetos incluem a confecção e manipulação de elementos cênicos, como, bonecos, máscaras, dispositivos e adereços que trazem reflexões atuais a partir da maneira com que lidam com esses materiais. Atualmente, o coletivo é formado pelos artistas Douglas Peron, Elizabeth Othon, Millena Machado e Raquel Mützenberg.
A Mostra Sesc de Culturas Cariri já acontece há duas décadas e é um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil. Este ano, ela acontece de 8 a 12 de novembro, com mais de 300 atividades gratuitas em 23 cidades do Cariri.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Pandora
    29 Out 2019 às 10:40

    Parabéns ao grupo, a arte deles é incrível! Assisti a uma mostra no IFMT Bela Vista. Sucesso.

Redes Sociais

Sitevip Internet