Olhar Conceito

Quinta-feira, 09 de julho de 2020

Notícias / Literatura

Projeto de Lei quer criar programa de incentivo à leitura com concursos, feiras e novas bibliotecas

da Redação - Isabela Mercuri

31 Out 2019 - 11:07

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Projeto de Lei quer criar programa de incentivo à leitura com concursos, feiras e novas bibliotecas
Um projeto de lei do deputado estadual Thiago Silva (MDB) tramita na Assembleia desde maio: o da criação do programa ‘Árvore do Saber’, que deve definir uma Política Estadual de Incentivo a Leitura. Atualmente, o PL está na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, aguardando votação no Núcleo Social da Casa de Leis.

Leia também:
Na semana do livro, Prefeitura 'esquece' dois mil exemplares por Cuiabá

A ideia é incentivar a leitura nos 141 municípios do estado, por meio da promoção do acesso aos livros para os jovens, preservação da cultura e aprimoramento do exercício da interpretação de texto.

“Acredito que o incentivo à leitura seja a melhor forma de apoio à formação dos jovens estudantes, pois hoje vemos todos conectados via celular, mas a tradição dos livros e a literatura fazem parte da história do brasileiro e favorece na interpretação de texto, uma carência hoje das nossas crianças”, afirma o autor do projeto.

Entre as diretrizes do projeto, estão: estimular a utilização do livro como instrumento de informação, pesquisa, entretenimento e formação de crianças, jovens, adultos e idosos, promover o hábito da leitura de maneira lúdica com o auxílio de mobiliários e objetos especialmente desenvolvidos para associar os livros aos brinquedos, realizar e apoiar eventos de toda natureza para difundir o livro e instalar novas bibliotecas públicas no estado, implementando parcerias com entes públicos e a iniciativa privada.

Já os objetivos específicos são a renovação do acervo e a revitalização das bibliotecas públicas escolares e comunitárias estaduais; criação de uma biblioteca volante, cujo objetivo é levar os livros aos estudantes e da população em geral em locais não atendidos pela rede de bibliotecas do Estado de Mato Grosso e dos municípios; organização de concursos literários pelas Secretarias Estaduais de Cultura e de Educação; mobilizarão a comunidade para participar da difusão do livro e criação da ‘Feira do Livro’, evento cultural que terá sua localização preferencialmente nas praças e/ou feiras públicas dos municípios do Estado de Mato Grosso.

Para saber mais sobre o projeto, acesse AQUI.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet